quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

BRASIL LANÇA COM SUCESSO 10º FOGUETE SUBORBITAL VSB-30 NA SUÉCIA


INSTITUTO DE AERONÁUTICA E ESPAÇO (FAB/CTA) LANÇA COM SUCESSO 10º FOGUETE VSB-30 NA SUÉCIA

“Realizado com sucesso o 13º voo do foguete de sondagem brasileiro VSB-30, sendo o 10º lançado a partir do Centro de Lançamento de Esrange, acrônimo de ‘European Space Research RANGE’, localizado a 200 km do Círculo Polar Ártico, próximo à cidade de cidade Kiruna na Suécia. O lançamento ocorreu na segunda-feira (13/2) às 10h15min horário local, 7h15min pelo horário de Brasília.

O veículo VSB-30 V16 atingiu o apogeu nominal previsto de 259 km, transportando a carga útil MASER 12, com cinco experimentos da Agência Espacial Europeia (ESA), durante mais de 6 minutos em ambiente de microgravidade.

A Campanha MASER 12, mesmo nome da carga útil, envolveu equipes do “Swedish Space Corporation – SSC” (Suécia), “German Aerospace Center – DLR” (Alemanha) e “Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE” (Brasil), dentro do Programa de Cooperação Brasil (IAE/DCTA/FAB) e Alemanha (DLR).

A carga útil foi recuperada a 99 km de distância do sítio de lançamento e dentro da área de resgate prevista.

Maquete do VSB-30, em São José dos Campos-SP

Além de Esrange, outros três lançamentos de VSB-30 já ocorreram a partir no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em 2004, 2006 e 2010, respectivamente.”

FONTE: portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=9927&Instituto de Aeronáutica e Espaço lança com sucesso foguete VSB-30 na Suécia) [imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

3 comentários:

Probus disse...

Olha só Maria Tereza,

16 de Fevereiro, 2012

MB inaugura a Unidade Piloto de Hexafluoreto de Urânio e o Centro de Instrução e Adestramento Nuclear ARAMAR

Empreendimentos possibilitam formação de mão-de-obra especializada para o submarino com propulsão nuclear e representam um marco no enriquecimento de urânio no Brasil

http://www.defesanet.com.br/prosub/noticia/4822/MB-inaugura-a-Unidade-Piloto-de-Hexafluoreto-de-Uranio-e-o-Centro-de-Instrucao-e-Adestramento-Nuclear-ARAMAR

Unknown disse...

Probus,
O Brasil precisa de o PROSUB dar certo, para ter algum poder dissuasório. Gosto de notícias positivas sobre isso, como essa que você mencionou.
Maria Tereza

Probus disse...

Marinha inaugura unidade para formação de profissionais para construção de submarino

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-VlXjUOflIw