terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A HIPOCRISIA DOS PODEROSOS


“FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO”

Por Rodolpho Motta Lima

“Acredito que muitos dos chamados “ditados populares” não foram feitos pelo povo, mas para o povo, sendo construções verbais que o poder impõe aos dominados, muitas delas com fins amortecedores, pregando a passividade, a docilidade. Chico Buarque, na música “Bom Conselho”, promoveu a desconstrução de diversos ditos dessa natureza, em humorada - mas séria - pregação de posturas exatamente opostas.

O que podemos dizer de frases como “quem espera sempre alcança”, ou “os últimos serão os primeiros”, ou mesmo “devagar se vai ao longe”, senão que acabam sendo mensagens de apologia à inércia, à inação? Como entender ditos como “em boca calada não entra mosca” ou “a palavra é de prata, o silêncio é de ouro”, entre outros da espécie, a não ser como um convite à omissão, ao conformismo? Será que, realmente, ”mais vale um pássaro na mão do que dois voando”? Afinal, mais vale a prisão do que a liberdade?

Um desses ditados, que ilustra, a meu ver, de forma indiscutível, o discurso do poder e do autoritarismo que, certamente, não emana do povo é o “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Lembrei-me dele ao acompanhar o recente noticiário sobre o Irã e o desenvolvimento de sua tecnologia nuclear. As notícias abrangem desde os testes de mísseis de longo alcance que aquele país estaria promovendo até a possibilidade da produção da bomba atômica iraniana. Os mísseis poderiam alcançar Israel e a bomba atômica seria um perigo planetário. Diante disso, o pensamento “pacifista” do Ocidente, indignado diante de tal possibilidade e capitaneado pelos Estados Unidos, já fala em ações de retaliação, que iriam do bloqueio econômico ao Irã até ... o bombardeio do inimigo com armas mais poderosas !

Dentre os países do planeta, apenas os Estados Unidos, até agora, explodiram a bomba atômica, nos terríveis episódios de Hiroshima e Nagasaki. E Israel ignora o Tratado de Não-Proliferação Nuclear, assinado por 189 países (inclusive o Irã), pelo qual as nações se comprometem a não desenvolver ou comprar armas atômicas e a se submeterem a inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, na hipótese de possuírem um programa nuclear com fins pacíficos. Além disso, o Estado israelense se nega a comentar a existência de seu reator nuclear (em Dimona, sul do país) e não confirma nem desmente a posse de armas atômicas.

Afinal de contas, trata-se de ser contra a proliferação das armas nucleares ou de ser contra a possibilidade de alguns países possuírem tais armas? Se as bombas atômicas forem dos EUA, da Rússia, [de Israel], da França, da Inglaterra, da China, Índia ou Paquistão, sua explosão será menos mortífera, menos desumana, menos desgraçada? Serão legitimadas em nome de que, a que propósito?

Uma atitude séria a respeito desse assunto teria que passar pela extinção imediata e absoluta de todas as armas nucleares do planeta. Qualquer outra será hipócrita e estará escondendo maus propósitos. Ninguém pode exigir de outrem uma postura que não pretende ter, um “faça o que eu digo, mas não o que eu faço". Alguns países que combatem as armas iranianas possuem, hoje, os mais poderosos armamentos de destruição, mas pretendem convencer o mundo, de forma maniqueísta, que as suas bombas são do bem, para o bem, e as demais – existentes ou hipotéticas - são do mal. Mas como acreditar nisso, diante do que hoje vislumbramos no mundo, quando, por força das armas de que dispõem, essas potências interferem acintosamente no destino de outros povos e vão deixando um rastro infindável do sangue de civis inocentes? Afinal, onde estão os arsenais de guerra do Iraque, as armas [atômicas] que justificaram a invasão daquele país e já produziram, até agora, cerca de 150 mil mortes?

A Humanidade não pode dar um cheque em branco a qualquer país, em termos de armas nucleares. Não pode fazê-lo, é certo, em relação ao Irã. Nem pode fazê-lo, por coerência, em relação a qualquer das potências que já possuem a bomba. A não ser que, de forma fundamentalista, considere que a destruição de certos povos por outros será uma ação do bem. Se o Irã não pode ter a bomba, convenhamos, Israel também não deveria tê-la. Para muitos cidadãos do planeta, esse parece ser um caso claro de não se saber exatamente onde está o mal ou o bem. Quem duvidar, que ouça os palestinos...”

FONTE: escrito por Rodolpho Motta Lima, advogado formado pela UFRJ-RJ (antiga Universidade de Brasil) e professor de Língua Portuguesa do Rio de Janeiro, formado pela UERJ, com militância política nos anos da ditadura, particularmente no movimento estudantil. Funcionário aposentado do Banco do Brasil. Publicado no site “Direto da Redação”  (http://www.diretodaredacao.com/noticia/a-hipocrisia-dos-poderosos). [imagens do Google e entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’]

5 comentários:

Probus disse...

Quem estava certo era José de Alencar e Mangabeira Unger!!! Viva José de Alencar!! Viva Mangabeira Unger!!!

Bomba Atômica já!!!

Projeto Solimões já!!!

Vivas, honras e glórias para Dalton Girão Ellery Barroso!!!

Viva Aramar!!! Viva Celso Amorim!!

Viva Samuel Pinheiro Guimarães!!!

Viva Luis Inácio LULA da Silva!

Viva o Povo BraSileiro. Viva a Classe Operária!!

"...Para defender patrimônio intelectual brasileiro, a CNEN só aceitou inspeções da AIEA em Resende depois de impor condições. As comitivas só são recebidas depois de aviso prévio. Painéis de madeira são montados para impedir que se vejam as ultracentrífugas eletromagnéticas. A tubulação de entrada e saída permanece visível, para que fique clara a inexistência de desvios de combustível nuclear. Não há qualquer restrição de acesso aos estoques.

Essas medidas limitam o acesso à tecnologia, sem impedir a fiscalização dos fluxos e da produção, o que deveria ser suficiente para atender às exigências da AIEA. Apesar disso, um dos inspetores, de nacionalidade norte-americana, causou um sério incidente ao tentar espiar, nos estertores do governo Fernando Henrique, por baixo dos tapumes. Um físico da CNEN, que pratica artes marciais, impediu-o, pressionando sua cabeça contra o chão com o pé. A Agência Atômica estrilou. O governo brasileiro fez ouvidos moucos."

http://www.basemilitar.com.br/forum/viewtopic.php?f=22&t=1626&start=75

25/09/2009: José Alencar defende desenvolvimento de armas nucleares no Brasil

http://www.ionline.pt/conteudo/24817-jose-alencar-defende-desenvolvimento-armas-nucleares-no-brasil

http://www.forte.jor.br/2009/09/24/alencar-defende-que-brasil-tenha-armas-nucleares/

06/04/2004: Mangabeira Responde: Chega de blefe - Brasil deve sair do tratado de não-proliferação nuclear

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/03/349230.shtml

09/01/2011: Jobim barrou concessões do Itamaraty na área nuclear, informa WikiLeaks

O ministro ainda teria impedido um encontro entre a Agência Internacional de Energia Atômica e o cientista Dalton Ellery Barroso, que é autor de um livro que evidencia o funcionamento de uma ogiva americana. A agência apurava se ele teria conseguido as informações sobre a ogiva com um cientista estrangeiro ou se testou a explosão. Os dois casos violam as determinações do tratado. De acordo com o jornal "Folha de S. Paulo", Jobim vetou o encontro, mesmo com o aval do Itamaraty.

http://www.sidneyrezende.com/noticia/116125+jobim+barrou+inspecao+nuclear+mais+ampla+no+brasil+diz+wikileaks

http://zipgospel.net/jobim-barrou-concessoes-do-itamaraty-na-area-nuclear-informa-wikileaks/

08/11/2010: Conselho de Segurança só para quem tem bomba?

http://www.tijolaco.com/conselho-de-seguranca-so-para-quem-tem-bomba/

26/07/2010: O Brasil, o Irão, os EUA e a AIEA

http://jaderresende.blogspot.com/2010/07/o-brasil-nuclear.html

05/05/2010: Samuel Pinheiro Guimarães e o protocolo adicional ao TNP

http://argemiroferreira.wordpress.com/2010/05/05/samuel-pinheiro-guimaraes-e-o-protocolo-adicional-ao-tnp/

03/05/2010: Brasil vai cobrar desarmamento das potências nucleares em Nova York. Amorim tenta mediar crise nuclear do Irã.

Brasil não deve aderir ao Protocolo Adicional

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/brasil-vai-cobrar-desarmamento-das-potencias-nucleares-em-nova-york-20110430.html

07/04/2010: A proliferação de armas nucleares

http://pbrasil.wordpress.com/2010/04/07/a-proliferacao-de-armas-nucleares/

31/03/2010: O Irã e a visita do diretor da AIEA ao Brasil

http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=3054&id_coluna=82

Probus disse...

30/03/2010: Samuel Pinheiro Guimarães: Potências querem tirar dos desarmados até estilingue

http://pbrasil.wordpress.com/2010/03/30/potencias-querem-tirar-dos-desarmados-ate-estilingue-diz-brasileiro/

25/03/2010: Samuel Pinheiro Guimarães: ”Quem invadiu o Iraque não tem moral para cobrar o Irã”

http://pagina13.org.br/?p=1211
http://diplomatizzando.blogspot.com/2010/03/1898-samuel-pinheiro-guimaraes.html

22/03/2010: Pinheiro Guimarães: é ilógico dizer que desarmados ameaçam a paz

Ex-número 2 do Itamaraty e sucessor do ministro Mangabeira Unger na Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães ataca "potências nucleares que não cumprem o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP)", mas exigem de países desarmados, como Brasil e Irã, "o estrito respeito de suas obrigações".

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=126239

12/03/2010 Brasil recusará acordo com a AIEA, diz Jobim

http://www.basemilitar.com.br/forum/viewtopic.php?f=23&t=3177&start=15
http://www.politicaexterna.com/9248/jobim-afirma-que-brasil-no-vai-aderir-a-acordo-na-aiea

04/03/2010: Amorim diz que Brasil “não vai se curvar” à pressão dos EUA contra o Irã

As divergências entre Brasil e Estados Unidos sobre o programa nuclear do Irã provocaram hoje (3) uma dura reação por parte do governo brasileiro. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, reiterou que o Brasil tem posições bem definidas orientadas por sua convicção e por esta razão “não vai se curvar” às pressões dos Estados Unidos – que defendem sanções contra os iranianos.

Título Home: Amorim diz que Brasil" não vai se curvar " à pressão dos EUA contra o Irã

Sutiã Home: As divergências entre Brasil e Estados Unidos sobre o programa nuclear do Irã provocaram uma dura reação por parte do governo brasileiro, durante a visita da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/amorim-diz-que-brasil-nao-vai-se-curvar-a-pressao-dos-eua-contra-o-ira/

Probus disse...

05/09/2009: Físico Brasileiro Desvenda a Bomba Termonuclear, a Mais Destrutiva. Brasil já tem tecnologia para desenvolver bomba atômica

http://www.defesabr.com/blog/index.php/08/09/2009/fisico-brasileiro-desvenda-a-bomba-termonuclear-a-mais-destrutiva/

http://www.adrenaline.com.br/forum/papo-cabeca/273121-fisico-brasileiro-desvenda-bomba-termonuclear-mais.html

http://atamamoriya.wordpress.com/2009/09/06/bomba-atomica-%E2%80%9Ca-explosiva-descoberta-brasileira%E2%80%9D-jb-on-line%E2%80%93-podemos-se-quisermos-desenvolve-la-%E2%80%93-precisamos-disto/

31/07/2009: Projeto Solimões: a bomba nuclear brasileira

Algumas considerações: O projeto SOLIMÕES levaria (ou levou?) a construção de explosivos nucleares de até 45 Kilotons que teria um teste programado para 7 de setembro de 1987 no polígono de testes de Cachimbo.

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=53834&cat=Artigos&vinda=S

06/04/2004: REPORTAGEM ESTIMULA "ATRITO NUCLEAR" BRASIL/CASA BRANCA

Celso Amorim: “Não estamos escondendo nada sobre energia nuclear”

Ministro Celso Amorim diz que o Brasil cumpre com rigor os acordos nucleares

Por Osvaldo Bertolino

http://www.recifevermelho.jex.com.br/diario+vermelho/+reportagem+do+post+estimula+atrito+nuclear+brasil+casa+branca

19/12/2003: ASPAS Ricardo Balthazar "Agência atômica da ONU pressiona Brasil

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/fd060120042.htm
Arquivo da categoria ‘Tratado Não Proliferação Nuclear’
http://engajarte.wordpress.com/category/tratado-nao-proliferacao-nuclear/

- - - - -

“Mas, à parte dessa e de outras ações lesivas contra o Estado brasileiro, nenhuma delas causou mais danos à soberania brasileira do que a assinatura por FHC, do Tratado de Não Proliferação Nuclear de Tlatelolco (TNP), em 1998. Equivaleu ao Brasil a abrir mão de seu maior trunfo, o de dizer ao mundo, que, caso ameacem nosso território e povo, podemos sim desenvolver armas nucleares que inibam a ação de nossos inimigos. Durante décadas, os EUA nos pressionaram de todas as formas para a adesão pelo Brasil a esse tratado. Que equivale a uma rendição total contra quem possui armas atômicas, ou a uma declaração de que não nos defenderemos nunca à altura, para preservar nossa Nação.”

http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=18927

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/12/461440.shtml

Unknown disse...

Probus,
Muito obrigada pelas ótimas referências. Vou lê-las. Também dou "Vivas" a Celso Amorim, Samuel Pinheiro Guimarães, Lula. Ainda não tenho 100% de confiança nos posicionamentos do Ministro Patriota.
Maria Tereza

Probus disse...

Ora, a Madame Satã, vulgo Hillary Clinton, só o chama de Little Tony... Dizem que no Itamaraty ele só atende se o chamarem Sir Anthony Patriotic.