sábado, 31 de dezembro de 2011

EXÉRCITO VAI ADOTAR FUZIL DESENVOLVIDO NO BRASIL


TIPO SUBSTITUI BELGA USADO DESDE 1964

Por Luis Kawaguti, na ‘Folha’

“O Exército começará em 2012 a substituir seus fuzis FAL pelo modelo IA2, desenvolvido e fabricado no Brasil. A nova arma deve também equipar a Marinha, a Aeronáutica e as polícias militar e civil, além de ser exportado.

O FAL, de fabricação belga, é usado desde 1964, e boa parte das cerca de 150 mil unidades está velha e defasada.

"Em vez de substituir [os fuzis] por outros FAL, seria melhor ter uma arma mais moderna", disse o general Sinclair Mayer, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

A opção mais barata seria comprar lotes de fuzis importados, como o americano AR-15 ou o russo Kalashnikov. Mas o Exército optou por desenvolver tecnologia própria, para não depender de suprimentos estrangeiros.

A Indústria de Material Bélico do Brasil, que fabrica tanto o FAL como o IA2, não divulga o valor do novo fuzil. Só diz que ele terá preço competitivo. Segundo Mayer, a indústria tem capacidade para produzir até 30 mil fuzis por ano em sua fábrica em Minas, mas o ritmo da substituição dependerá da verba liberada pelo Ministério da Defesa.”

FONTE: reportagem de Luis Kawaguti, na ‘Folha de São Paulo’  (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/17493-exercito-vai-adotar-fuzil-desenvolvido-no-brasil.shtml) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: