quinta-feira, 24 de novembro de 2011

POR QUE JOSÉ SERRA [e o PSDB] NÃO FALAM DO VAZAMENTO DE PETRÓLEO DA CHEVRON?


Do blog “Os amigos do Presidente Lula”

“Estranho o fato de o ex governador de São Paulo, José Serra (PSDB), não aparecer na imprensa para falar sobre o vazamento de petróleo da Chevron no Campo de Frade, na bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

Seria uma boa oportunidade para o Serra nos explicar também, um outro vazamento, o do site WikiLeaks, sobre os telegramas em que o então candidato à presidência em 2010 planejava entregar o Pré-Sal para os norte-americanos...

A explicação se faz importante neste momento em que a Polícia Federal investiga se a petroleira Chevron perfurou além dos limites permitidos no campo de Frade, na tentativa de alcançar indevidamente a camada pré-sal. Técnicos da Agência Nacional do Petróleo (ANP) admitiram sexta-feira (18) que discutem internamente essa possibilidade...-de roubo do Pré-Sal.

CRIME AMBIENTAL

No sábado (19),o secretário do Ambiente do Rio, Carlos Minc, disse que a Chevron está usando jatos de areia para limpar a mancha de óleo vazado na bacia de Campos (RJ), o que seria ilegal. A denúncia do secretário foi feita ontem, após ele sobrevoar a área para observar o vazamento e os trabalhos de contenção e limpeza.

Consiste em jogar areia sobre o óleo para que ela se misture a ele e, com o peso, o leve ao fundo do mar. "É como empurrar a sujeira para debaixo do tapete", disse o delegado da PF Fábio Scliar, responsável pelo caso. "É mais um crime ambiental."

AMERICANOS DE OLHO NA NOSSA RIQUEZA

A descoberta do Pré-Sal, além de trazer a riqueza, o dinheiro e o combustível, vai dar grande estímulo para o desenvolvimento científico no Brasil. Além do progresso tecnológico e também milhares de empregos.

Outra vantagem do Pré-Sal Brasileiro ter sido [recentemente] encontrado é o preço do petróleo: o Brasil vai explorar o seu petróleo a preço [de venda elevado], tendo muito lucro, ao contrário do que aconteceu na Arábia Saudita, por exemplo, que encontrou o seu petróleo quando ele ainda não valia muito e o vendeu quase todo a preços baixos.

Para se ter uma idéia da diferença, quando a Arábia encontrou o seu petróleo, algumas décadas atrás, ele valia 5 dólares o barril. O petróleo hoje em dia vale, pelo menos, 80 dolares o barril.

Os especialistas preveem que, até 2020, sejam criados 500.000 empregos diretos e indiretos com a exploração do petróleo no Pré-Sal. Esses empregos virão de diversas áreas, com profissionais de diferentes especialidades.”

FONTE: blog “Os amigos do Presidente Lula”  (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011/11/por-que-jose-serra-nao-fala-do.html). [trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: