sábado, 15 de outubro de 2011

A DITADURA FINANCEIRA NÃO ACEITA CRÍTICAS

Warren Buffet

Por Fernando Brito

“Duas notícias, [na semana que passou], chamaram a atenção.

A primeira, no “Wall Street Journal”, dá conta que a imprensa está fuçando atrás das declarações de renda do bilionário Warren Buffet [acima, na foto], aquele que escreveu um manifesto pedindo que os políticos parassem de mimar os superricos.

Buffet enviou uma carta a um senador republicano, informando que, de uma renda de quase US$ 63 milhões no ano passado, teria pago menos de US$ 7 milhões de imposto de renda. Apenas 11%, portanto.

O argumento é que estaria havendo truques para pagar menos imposto, com parte dos ganhos sendo creditada como ganho de capital e não salário, o que rebaixaria a taxação. O jornal chega a procurar ajuda de peritos fiscais para tentar descobrir o “pulo do gato” de Buffett.

Ora, Buffett não deve fazer nada diferente do que fazem, por lá e por cá, os altos executivos. Imposto de Renda sem discussão nem truque fiscal quem paga é empregado, não empresário.

A segunda matéria saiu na [agência estadunidense de notícias] Reuters e insinua que o multibilionário George Soros estaria patrocinando o movimento “Ocupar a Wall Street”, que se espalha nos EUA. Tudo porque Soros, numa entrevista, disse que “podia entender” as razões dos manifestantes.

O apresentador de rádio Rush Limbaugh, o mais ouvido dos EUA e expoente do conservadorismo, disse a seus ouvintes na semana passada que “o dinheiro de George Soros está por trás disso”, referindo-se às manifestações.

Limbaugh é figurinha fácil na Fox, emissora mais à direita politicamente nos EUA, e já teve um programa de TV produzido por Roger Ailes, presidente da empresa e marqueteiro de Richard Nixon.

A mídia cumpre, assim, o seu papel de “policial” de opiniões, colocando sempre em situação canhestra quem não reza pelo breviário da ortodoxia mais absoluta.

O “pensamento único” é a mais terrível tradução intelectual de uma ditadura do poder financeiro que não é capaz de absorver sequer os “senões” que a ele colocam alguns de seus próprios integrantes mais destacados.

É preciso ver interesses escusos atrás de cada ato desses. Afinal, trata-se de gente que nunca diz o que de fato pretendem. Então, porque Buffett e Soros seriam diferentes deles próprios?”

FONTE: por Fernando Brito no blog “Projeto Nacional”  (http://blogprojetonacional.com.br/a-ditadura-financeira-nao-aceita-criticas/) [trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].


Nenhum comentário: