segunda-feira, 29 de agosto de 2011

TROPAS DOS EUA E FRANÇA REALIZARAM EXERCÍCIOS MILITARES SECRETOS PRÓXIMO À AREA “RAPOSA/TERRA DO SOL”


EXERCÍCIO MILITAR PRÓXIMO À AMAZÔNIA BRASILEIRA IRRITOU O GOVERNO



“O Brasil [governo Itamar Franco] advertiu os Estados Unidos sobre o risco de exercícios militares realizados em países limítrofes da Amazônia, revelam documentos do Itamaraty agora liberados ao público.

Em setembro de 1993, o embaixador brasileiro em Washington, Sérgio Amaral, aproveitou um briefing feito pelo Departamento de Estados dos EUA "a um número selecionado de embaixadores" para dar o recado.

O Brasil estava particularmente contrariado com recentes exercícios realizados pelos EUA na Guiana, numa região localizada na fronteira, a cerca de 470 km da capital de Roraima, Boa Vista.


Amaral levou a situação ao secretário de Estado assistente, Thomas McNamara: "O aumento da presença [dos EUA] e de exercícios militares em áreas sem nenhum perigo visível pode dar sinal equivocado. Em vez de gerar tranquilidade, cria a percepção de riscos que requerem aumento dos efetivos e dos recursos militares nos países da região [América Latina]."

Embora não tenha citado a Amazônia, o recado do embaixador foi explícito. Meses antes, o Brasil havia trocado mensagens e telefonemas com autoridades dos EUA sobre exercícios na Guiana.

O Estado-Maior das forças armadas brasileiras acompanhou o assunto. Relatório do CIE (área de inteligência do Exército), retransmitido pelo Itamaraty em caráter confidencial, descreveu o treinamento de forças Especiais dos EUA por mais de um mês, entre abril e maio de 1993. Os norte-americanos empregaram mais de 180 homens, helicópteros e barcos.

O CIE se preocupava, ainda, com exercícios realizados na região, meses antes, pela França. "[...] Os exercícios foram executados de maneira que não houvesse conhecimento nem repercussão."

FONTE: publicado na Folha de São Paulo e transcrito no portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=28/08/2011&page=mostra_notimpol) [imagens do google adicionadas por este blog ‘democracia&política’]

Nenhum comentário: