quinta-feira, 18 de agosto de 2011

GABRIELLI FALA SOBRE OS NOVOS DESAFIOS DO PRÉ-SAL


“O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou na terça-feira (16/8) do seminário “Debates Estadão – Os Novos Desafios do Pré-Sal”, realizado na sede do jornal “O Estado de São Paulo”. Também participaram do seminário a diretora de Exploração e Produção da ANP, Magda Chambriand, o diretor geral da ONIP, Elói Fernández y Fernández, o analista do BTG Pactual, Gustavo Gattas, o editor-chefe da Agência Estado, João Caminoto e o professor do Instituto Fernand Braudel, Norman Gall.

Gabrielli falou das perspectivas do mercado brasileiro e a necessidade de construir mais refinarias para atender a crescente demanda.

Renovação da frota de navios, flexibilidade da oferta de gás e investimentos na produção de ureia e amônia demonstram, segundo o presidente, a grandiosidade do Plano de Negócios 2011-2015 da empresa. “O programa é gigantesco. O investimento de 224,7 bilhões é maior do que o Plano Marshall (plano americano para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial). A cada segundo, nos próximos cinco anos, serão investidos de 2 a 2,3 mil reais.

Sobre a diferença entre a atividade exploratória no Mar do Norte e no pré-sal brasileiro, o presidente da Petrobras disse que lá as descobertas aconteceram num momento em que não havia nem experiência nem tecnologia na exploração em águas profundas. “Nossa situação é diferente. Aqui, nos últimos 30 anos, a Petrobras cresceu 10% ao ano em média. A soma do que tem a segunda, a terceira e a quarta maiores empresas dá menos do que a Petrobras tem em águas profundas. Temos as condições necessárias para o sucesso do nosso plano.”

De acordo com o Plano de Negócios 2011-2015, a participação do pré-sal na produção de petróleo da Petrobras no país passará dos atuais 2% em 2011 para 18% em 2015 e para 40,5% em 2020. Hoje, são 15 sondas de perfuração acima de 2 mil metros. Em 2020, esse número chegará a 65. Hoje, são 287 barcos de apoio. O objetivo é elevar esse número para 568 em 2020.

De acordo com o presidente José Sergio Gabrielli, novas tecnologias irão potencializar a produção de campos em declínio, além de diminuir o tempo e o custo na perfuração de novos poços. “São sistemas de bombeamento submarino, separação submarina gás-líquido, separação submarina água óleo, injeção submarina de água do mar, transmissão e distribuição elétrica submarina. Algumas dessas tecnologias já estão sendo utilizadas.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/08/16/gabrielli-fala-desafios-pre-sal/).

2 comentários:

VERDADE OU MENTIRA ??? disse...

Gostaria que se publicasse para todo pais constatar, um poço siquer tiran do petróleo em nivel comercial abai xo dos 3.000 metros, que é até onde a Petrobras extrai atualmente. Para mim foi uma grande mentira pregada para os brasileiros menos avisados.
2% são 40.000 barris/dia em nivel comercial. Qual poço atualmente produz isso ????? Por que não abrem à visitação dos jornalistas o(s) referido(s) ????

VERDADE OU MENTIRA ??? disse...

Complementando o meu comentário anterior, gostaria de saber se existe pré-sal acima de 5.000 metros.
Nâo é o que vi publicado em todos os grandes jornais pela Petrobrás.
Para profundidades maiores segun do os especialistas da própria, ainda não existe tecnologia provada, nem funcionando, para extração de petróleo a profundidades maiores onde se situa o pré-sal.
É a Mentirobras do Lula funcionan do a pleno vapor ?