segunda-feira, 30 de maio de 2011

OTAN MATA MAIS CIVIS E REVOLTA AFEGÃOS


ATAQUE AÉREO DA OTAN MATA 30 CIVIS, INCLUINDO 12 CRIANÇAS

"Caso é mais um entre vários registrados recentemente. Mais de 30 civis morreram em ataques das tropas internacionais nos últimos dias, dizem autoridades locais.

São, principalmente, os civis que "sofrem" [são assassinados] com a guerra no Afeganistão. Isso foi evidenciado mais uma vez com o ataque [dos EUA e OTAN] realizado na província de Helmand, no sul do país, na madrugada de ontem, domingo (29).

Segundo o porta-voz do governo da região, um ataque das "forças de ocupação" [EUA e seus aliados] matou cinco meninas, sete meninos e duas mulheres. Outras seis pessoas ficaram feridas, entre elas, três crianças.

O ataque foi desferido após tropas americanas, "supostamente", terem pedido socorro na região de Nawzad, disse o porta-voz. Os helicópteros que foram enviados dispararam contra duas residências, atingindo as crianças.

"Minha casa foi bombardeada no meio da noite e minhas crianças foram mortas", relatou um parente das vítimas. "Os talibãs estavam bem longe da minha casa. Por que então ela foi bombardeada?"

O líder de uma tribo em Nawzad disse à agência de notícias [francesa] AFP que 12 integrantes de sua família foram mortos e outros dez ficaram feridos no ataque da OTAN. Ele contou ter visto os helicópteros sendo atacados a tiros [vítimas, coitados...]. As aeronaves teriam recuado e voltado dez minutos depois, quando dispararam foguetes contra as residências.

Homens em trajes de luto carregavam em seus braços os corpos das crianças, envoltos em panos cheios de manchas de sangue. Os cadáveres foram postos num caminhão e levados à capital da província.

No Afeganistão, cresce a revolta com as mortes de civis nos ataques aéreos das tropas estrangeiras. Somente nos últimos dias, ataques da OTAN mataram mais de 30 civis, segundo as autoridades locais.

O caso anterior ocorreu na província de Nuristão, na quarta-feira passada (25), quando 18 civis e 20 policiais foram assassinados. Eles foram tomados como guerrilheiros do Talibã, pelos soldados da OTAN.

De acordo com números das Nações Unidas, "o conflito" [a invasão dos EUA e seus aliados] no Afeganistão custou a morte de quase 2.800 civis somente no ano de 2010.”

FONTE: portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=155230&id_secao=9) [imagem do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: