sexta-feira, 22 de abril de 2011

STANDARD & POOR’S: “A OFENSIVA DO CAPITAL FINANCEIRO”


Por Alejandro Nadal, no “La Jornada”

"Aconteceu o que se pensou que nunca aconteceria: a agência classificadora de risco Standard & Poor’s (S&P) modificou sua avaliação de estável para negativa sobre os títulos da dívida dos Estados Unidos. A agência manteve a classificação “triplo A” para os títulos relacionados com essa dívida, mas tecnicamente sua nova postura anuncia que há 30% de probabilidade de que, nos próximos anos, os Estados Unidos percam a sua qualificação “triplo A”. A explicação da S&P faz referência à dívida galopante nos EUA e à ideia de que Washington parece não estar tomando as providências necessárias para enfrentar esse problema.

A Standard & Poor’s é uma das agências classificadoras mais importantes de Wall Street. Seu trabalho é avaliar as vantagens e riscos de títulos de dívidas de países, crédito de empresas e veículos de investimento estruturado. Seu papel na crise financeira global foi nefasto: manteve qualificações altíssimas para títulos podres e contribuiu para que milhares de investidores no mundo inteiro perdessem somas astronômicas. Sua cumplicidade com empresas como a Goldman Sachs, que hoje volta a estar no banco dos réus por fraude, foi assinalada como uma das principais causas para disseminar ativos tóxicos por todo o mundo.

A S&P sabe muito bem que os Estados Unidos são os emissores da principal moeda de reserva no mundo e que o risco de que não pague a dívida é rigorosamente zero (mesmo que tenha que imprimir dólares, pagará sempre sua dívida, ainda que seja em termos nominais). Com a sua nova decisão, S&P busca influir sobre as políticas fiscal e monetária dos Estados Unidos. Em particular, a S&P apoia as posições extremistas no Congresso que insistem em manter uma “postura responsável” frente ao problema do déficit fiscal. Além disso, a empresa pretende modificar a postura da Federal Reserve (o Banco Central dos EUA) que consiste em comprar todos os títulos do Tesouro que apareçam na sua frente (a chamada postura de flexibilidade quantitativa).

A referência de S&P ao déficit fiscal é absurda. Hoje, a discussão sobre o déficit fiscal nos Estados Unidos está dominada por perspectiva conservadora que está sacrificando centenas de programas sociais. Por outro lado, mantiveram-se as reduções de impostos para os mais ricos e o gasto militar sofreu modesta redução.

A saúde é o setor que mais contribui para o déficit fiscal pela enorme ineficiência do sistema de saúde nos EUA. No entanto, as perspectivas de alcançar reduções nesse terreno mantêm-se remotas. O governo desse país paga cerca da metade do gasto total em saúde por meio de seus programas Medicare e Medicaid, mas os serviços são prestados quase em sua totalidade pelo setor privado. Isso quer dizer que o que mais contribui para o déficit público é o dos altíssimos custos dos serviços de saúde prestados pelo setor privado! E essa situação vai ser mantida enquanto a indústria farmacêutica e as seguradoras mantiverem sequestrada a política de saúde nos EUA.

A nova postura de S&P também está orientada para mudar os termos da política monetária. Aqui vale a pena recordar um acontecimento de grande importância. Em fevereiro passado, a PIMCO, maior fundo de investimentos do mundo, anunciou que reduziria drasticamente suas exposições aos títulos do governo estadunidense. A razão apresentada pela empresa foi que os rendimentos desses títulos não estavam à altura dos riscos reais enfrentados pelos investidores. A PIMCO anunciou que a política monetária da Federal Reserve era um roubo para os detentores de títulos de longo prazo porque a rentabilidade desses títulos era artificialmente baixa e as alternativas em valores de renda fixa de muitos países emergentes eram superiores. Em março, PIMCO começou a se retirar dos títulos do Tesouro dos EUA e a incrementar suas posições em títulos da Alemanha, do Canadá e até do Brasil.

A PIMCO tem grande poder para influenciar as taxas de juros nos Estados Unidos e o rendimento dos títulos do Tesouro. Sua carteira de investimentos beira os 250 bilhões de dólares e sua capacidade de influência sobre outros fundos de investimento é considerável. De modo que ninguém deve subestimar os efeitos de suas decisões. No fundo, o interesse é influir sobre os rendimentos e as taxas de juros nos EUA.

Obviamente, a Standard & Poor’s e a PIMCO não estão nem um pouco preocupadas com o que isso pode significar para a economia real nesse país. Hoje, a recuperação da economia estadunidense está longe de ter se consolidado. O crescimento é frágil e o desemprego segue alcançando níveis inaceitáveis (ao redor de 25 milhões de pessoas estão desempregadas ou abandonaram a busca de emprego). Os efeitos da política macroeconômica serão sentidos nos próximos meses. A Standard & Poor’s simplesmente quer cravar o último prego no caixão da política monetária expansiva. O capital financeiro segue ditando as diretrizes da política macroeconômica.”

FONTE: escrito por Alejandro Nadal e publicado no “La Jornada”,
jornal online para o México, Espanha, América Central e América do Sul. Transcrito no site “Carta Maior” com tradução de Katarina Peixoto (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17711)

Nenhum comentário: