sábado, 23 de abril de 2011

INTERNET ‘1.0’, ‘2.0’ E ‘3.0’


“A rede mundial de computadores revolucionou o processo de comunicação e as estratégias de divulgação. O internauta é, hoje, ao mesmo tempo, consumidor e produtor de conteúdo. O ideal é que os produtos atuem de forma convergente, integrando as informações, de modo a permitir ao usuário “navegar” e escolher os próprios caminhos do conhecimento.

Merecem destaque as seguintes fases da internet (Crucianelli, 2010):

--Web 1.0: Semelhante a uma biblioteca. Permite assistir e ler, mas não ter um vínculo com a fonte da informação, exceto por meio da troca de e-mails.

--Web 2.0: As pessoas fazem contatos entre si, originando a web social. Ela permite enviar e baixar arquivos por conta própria. Há geração de conteúdos próprios, geralmente novos e, portanto, diferentes do que já existe. Facilita a comunicação entre as pessoas e promove a formação de grupos de indivíduos com interesses comuns. Se a Web 2.0 fosse uma biblioteca, qualquer pessoa poderia colocar um texto seu na estante e escolher textos alheios. Mas os autores também podem comunicar-se e discutir as suas obras.

--Web 3.0: Envolve a conexão de informações disponíveis em plataformas já existentes. Voltando ao exemplo da biblioteca, além dos elementos descritos acima, ela inclui a “presença” de um conselheiro (não uma pessoa, mas um software) que interpreta quais são as obras ou autores favoritos do usuário para recomendar-lhe um novo título ou sugerir-lhe outro autor.”

FONTE: portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?page=manual_redacao) [imagem do Google adicionada por este blog]

Nenhum comentário: