domingo, 24 de abril de 2011

ATAQUE DE AVIÃO NÃO TRIPULADO DOS EUA MATA 25 CIVIS NO PAQUISTÃO

                               VANT Predador

[Por oportuno, este blog democracia&política repete observação feita há alguns dias: as mortes ocorreram no Paquistão, contra o qual não há 'guerra' dos EUA. É somente vizinho ao Afeganistão, maciçamente atacado e invadido pelos EUA e aliados da OTAN. O fato é ótimo exemplo para melhor compreendermos o modo de agir dos norte-americanos e o perigo de os EUA empreenderem 'guerra' (teoricamente ‘contra a FARC’) na nossa vizinha Colômbia, utilizando suas já sete bases militares naquele país, e virem matar brasileiros, colateralmente (‘por erro de VANTs’), dentro do Brasil. No máximo, dirão simplesmente, que os assassinados eram ‘potenciais militantes terroristas’].

“PESHAWAR, Paquistão (Reuters) - Duas aeronaves não tripuladas norte-americanas dispararam quatro mísseis contra uma casa no norte do Paquistão na sexta-feira, matando 25 “militantes” [entre os assassinados, mulheres e crianças], disseram autoridades da “inteligência paquistanesa” [assim, 'light', sem os entre colchetes colocados por este blog, divulgou para o mundo a agência norte-americana Reuters].

O ataque ocorreu dois dias depois da visita do almirante Mike Mullen, a principal autoridade militar dos EUA, a Islamabad, na qual ele se mostrou ‘preocupado’ com a associação entre agentes da segurança paquistanesa e ‘militantes’ que atacam as forças lideradas pelos EUA na fronteira com o Afeganistão.

O ataque das aeronaves controladas remotamente [a partir dos EUA] aconteceu na cidade de Mir Ali, cerca de 35 quilômetros a leste da principal cidade da região, Miranshah.

Um “oficial da inteligência paquistanesa” na região que “não quis ser identificado” disse que a casa era usada como esconderijo pelos “militantes” [assim a Reuters “justifica” os assassinatos].

Vinte e cinco corpos foram resgatados dos destroços, disse ele, entre eles os de três mulheres [e cinco crianças, possíveis futuros “militantes”].

Outro funcionário afirmou que, entre os mortos, havia alguns “militantes” estrangeiros, mas os números e as nacionalidades não podiam ser confirmadas.

O Waziristão do Norte, a região do ataque, é um reduto conhecido de “militantes” da Al Qaeda e do Taliban.

Os EUA têm executado ataques com aviões não tripulados para alvejar “militantes” nos últimos anos nas áreas de fronteira do Paquistão.

Os ataques são uma fonte de preocupação para o governo paquistanês, que diz que a ocorrência de vítimas entre civis provoca a fúria da população e aumenta o apoio aos ‘militantes’.”

FONTE: escrito por Por Haji Mujtaba, divulgado pela agência norte-americana de notícias Reuters e postado no portal americanófilo UOL (do grupo tucano “Folha”) (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2011/04/22/ataque-de-aviao-nao-tripulado-dos-eua-mata-25-no-paquistao.jhtm) [imagem do google e trechos entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: