domingo, 27 de março de 2011

TRANSPETRO RECEBE PROPOSTAS PARA CONSTRUÇÃO DE OITO NAVIOS

      (clicar para ver a imagem, caso ela não já esteja exposta)

“A Transpetro recebeu, na sexta-feira (25/3), as propostas técnicas e comerciais relativas à licitação de oito navios de transporte de produtos derivados de petróleo do "Programa de Modernização e Expansão da Frota" (Promef). Apresentaram propostas o Estaleiro Ilha S.A. (Eisa) e o Estaleiro Mauá, ambos no Rio de Janeiro.

A Comissão de Licitação analisará inicialmente as propostas técnicas, de acordo com as exigências do edital. Posteriormente, serão abertas as propostas comerciais. Os resultados serão anunciados em data a ser definida.

Ao término dessa licitação, encerra-se também o processo de contratação dos 49 navios das duas primeiras fases do Promef, que fez renascer a indústria naval brasileira em bases mundialmente competitivas. Com o programa, a expectativa é de que a frota da Transpetro chegue a mais de 110 navios em 2014. Hoje, o Brasil já possui a quarta maior carteira de encomenda de navios petroleiros do mundo.

Até agora, o Promef encomendou 41 navios, com investimento de R$ 9,6 bilhões junto aos estaleiros Atlântico Sul (EAS), Promar, Mauá, Eisa e Superpesa. Em 2010, foram lançados ao mar três navios do programa: o suezmax João Cândido, pelo EAS, e os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, pelo estaleiro Mauá.

O programa de construção naval da Transpetro, um dos principais projetos estruturantes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), já gerou mais de 15 mil empregos diretos. Ao longo do Promef serão criados 40 mil empregos diretos e 160 mil indiretos.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/03/25/promef-transpetro-recebe-propostas-construcao-navios/#more-37554

Nenhum comentário: