sábado, 19 de fevereiro de 2011

A VEZ DO BALNEÁRIO QUE SERVE DE ESTACIONAMENTO À 5ª FROTA


“Enquanto tenta, por todos os meios, inclusive mas não apenas pelo Twiter, semear levante popular no Irã, em contrapeso à derrocada do ditador amigo, Hosni Mubarak, no Egito, o Departamento de Estado norte-americano vê balançar outra peça da coleção de déspotas e tiranias amigas no Oriente Médio.

As luzes da mídia conservadora estão sendo obrigadas a descascar um novo porco-espinho de direitos humanos e direitos democráticos chamado Bahrein...

O arquipélago, estrategicamente localizado no Golfo Pérsico, a leste da Arábia Saudita, tem como primeiro-ministro o xeque Khalifa bin Salman Al Khalifa, que está no cargo há “apenas” 40 anos e não permite vida partidária, nem legislativa. Na verdade, o rei Hamad bin Isa Al Khalifa não dá um pio no seu reino sem consultar o comando da 5º Frota, que faz do Bahrein uma das mais importantes cabeças-de-ponte do controle norte-americano sobre o fluxo de petróleo na região.

Não por acaso, em 2008, George Bush, em visita ao rei, ou à 5º Frota, tanto faz, classificou o lugar, digamos assim, como o mais importante aliado militar dos EUA fora da OTAN. Nas manifestações democráticas dos últimos dias, o regime do 'mais importante aliado' já matou três opositores e feriu centenas de outros. A ver.”

FONTE: publicado na 1ª página do site “Carta Maior” em 18/02/2011 (http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: