domingo, 20 de fevereiro de 2011

"EMBRAER DEFESA E SEGURANÇA” EM NEGOCIAÇÕES COM A ATECH E ORBISAT


“A ‘EMBRAER Defesa e Segurança’, nova unidade empresarial da empresa sediada em São José dos Campos, está em negociações com duas tradicionais empresas da área de defesa do Brasil. Trata-se da ATECH e da ORBISAT.

‘DefesaNet‘obteve informações de que estão avançadas as negociações da ‘EMBRAER Defesa e Segurança’ com as duas empresas para a formação de parceria estratégica. No momento, estão sendo realizadas “due dilligence” por empresas de auditoria contratadas.

O objetivo da EMBRAER em adquirir as duas empresas está voltado a dois principais projetos do Brasil:

O Sistema de Vigilância de Fronteiras (SISFRON), de responsabilidade do Comando do Exército através do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX). Cobrirá a fronteira terrestre, em especial do centro-oeste, rota principal para o narcotráfico e contrabando de armas.

E o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SISGAAZ) que está sendo desenvolvido para a proteção da área da chamada Amazônia Azul e os recursos do Pré-Sal.


A empresa ATECH, um ‘spinoff’ do programa Sistema de Vigilância da Amazônia(SIVAM), tem trabalhado em desenvolvimento de sistemas de comando e controle (C2), assim como de Controle de Tráfego Aéreo com trabalhos realizados no exterior. A ATECH está realizando sob contrato os estudos preliminares da arquitetura e definição do SISFRON.

Uma empresa subsidiária, a ATMOS Sistemas, está desenvolvendo com a SELEX Galileo a tecnologia de radares AESA. É o radar Raven ES-05 AESA para o SAAB Gripen NG, que participa do Programa F-X2.

A ORBISAT tem em seu portfólio dois produtos que serão a base tanto do SISFRON como do SISGAAZ. Trata-se do radar SABER para controle aéreo, e seu derivativo em desenvolvimento, para vigilância terrestre.

O Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SISGAAZ) consiste de rede de radares e sensores eletrônicos que controlará o espaço aéreo da região da Amazônia Azul. A área de cobertura do SISGAAZ é imensa -cerca de 4,5 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente à metade do território nacional.

É o guardião de patrimônio de 15,3 bilhões de barris de petróleo, 133 plataformas (86 fixas, 47 flutuantes) de processamento da Petrobrás, e dos recursos investidos, na ordem de US$ 224 bilhões.”

FONTE: reportagem de Nelson During, editor-chefe “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/emb1/defesa_atech_orbisat.html) [imagens do google adicionadas por este blog].

Nenhum comentário: