sábado, 19 de fevereiro de 2011

AGENDA DE OBAMA NO BRASIL


AGENDA DE OBAMA NO BRASIL INCLUI TEMAS RACIAIS E SOCIAIS, ALÉM DE ECONOMIA E POLÍTICA

“A visita ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nos dias 19 e 20 de março, despertará a atenção para temas sociais e raciais, além do fim da discriminação como um todo, assim como as questões econômicas, políticas e comerciais. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, vai a Washington, na próxima quarta-feira (23), para fechar os detalhes sobre a agenda de Obama em Brasília e no Rio de Janeiro.

O presidente Obama é o primeiro presidente afrodescendente dos Estados Unidos e o Brasil é um país com grande população de afrodescendentes. Queremos dar o maior conteúdo possível à viagem do presidente nos setores econômico, comercial e político, afinal os Estados Unidos são o segundo parceiro individual do Brasil [o primeiro é a China]”, afirmou o chanceler.

Patriota concedeu (18 fev) entrevista, que durou cerca de uma hora, a 12 rádios regionais, durante o programa “Bom Dia, Ministro”, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência em parceria com a EBC Serviços. A entrevista foi ao ar na manhã de 6ª feira. “Temos histórico de [boas] relações com os Estados Unidos. [Vamos buscar também] cooperação em ciência e tecnologia, biocombustíveis. Será uma visita da reafirmação [dos povos brasileiro e norte-americano].”

Uma das preocupações da comitiva de Obama é com segurança, pois ele desembarcará no Brasil com a primeira-dama, Michelle, e as filhas Sasha e Malia, além de comitiva que deve reunir cerca de mil pessoas.

A ideia é que Obama e a presidenta Dilma Rousseff assinem, pelo menos, dez acordos bilaterais. Um deles deve estabelecer a cooperação econômica e comercial com o objetivo de atenuar as barreiras sanitárias para produtos como frutas e carne.

Também estão na pauta de discussões as mudanças climáticas e propostas para o desenvolvimento sustentável, assim como a desvalorização da moeda americana –gerada por medidas unilaterais, inclusive dos Estados Unidos, para o fortalecimento da economia interna–, que causa desequilíbrio global.

Para acertar os detalhes desses acordos, na próxima semana, Patriota se reúne com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e pode conversar, também, com o secretários do Tesouro, Timothy Geithner, e do Conselho de Segurança (o equivalente à Casa Civil), Tom Millon.

No último dia no Brasil, no domingo (20), Obama estará no Rio de Janeiro. A assessoria do presidente norte-americano quer que ele visite uma comunidade onde haja Unidade de Polícia Pacificadora (UPPs). A tendência é escolher uma comunidade na zona sul da cidade. O presidente norte-americano também se prepara para participar de evento público em que discursará. Mas ainda não foi definido o local.”

FONTE: reportagem de Renata Giraldi publicada pela Agência Brasil (edição: Juliana Andrade) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3192691) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: