sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

EMISSÕES DO PRÉ-SAL: CARTA DA PETROBRAS AO “ESTADÃO”


“Em relação à matéria “País não conta a emissão do pré-sal” (versão on-line), publicada no jornal ‘O Estado de São Paulo’ quarta-feira (26/01), a Petrobras esclarece que a produção de petróleo do polo pré-sal prevista no 'Plano Estratégico da Petrobras 2020' e suas respectivas emissões estão incluídas no 'Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE 2019', elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética e apontado pelo decreto 7390, de 09/12/2010, como instrumento para mitigação das emissões do setor de energia.

Em relação à afirmação citada na matéria de que “projeções mostram que as emissões do pré-sal podem ser iguais ou maiores do que o desmatamento da Amazônia”, a Petrobras informa que as emissões previstas no PDE para o setor energético são menores do que as de outros setores, incluindo as emissões decorrentes do desmatamento.

A Companhia esclarece que a produção do pré-sal prevê o desenvolvimento de novas tecnologias de captura, transporte e armazenamento geológico do CO2 associado ao petróleo e a redução da queima de gás em tocha, o que contribuirá para diminuir a intensidade de emissões da atividade de exploração e produção no Brasil.

Além disso, as projeções das emissões de gases de efeito estufa no Brasil estabelecidas na 'Política Nacional da Mudança do Clima' estão de acordo com o PDE 2019 e consideram a demanda e não a oferta de petróleo. Em relação à demanda, a projeção do Governo Brasileiro indica que o país manterá sua matriz energética como uma das mais limpas do mundo.

Quanto ao monitoramento e divulgação das emissões, a Petrobras publica anualmente em seu Relatório de Sustentabilidade, dados referentes a emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa e de outras emissões atmosféricas significativas para o meio ambiente, desde 2002.

O documento referente ao desempenho da Petrobras no ano de 2009 se encontra disponível para leitura no site da empresa na seção “Meio Ambiente e Sociedade”, onde podem ser encontrados também relatórios de anos anteriores.

Em seu 'Plano de Negócios 2010-2014', a Petrobras compromete-se a investir US$ 3,5 bilhões em biocombustíveis e já opera quatro unidades de biodiesel. A Companhia também investirá US$ 1 bilhão em projetos de eficiência energética, redução da intensidade de emissões e pesquisa e desenvolvimento para mitigação da mudança climática.

Em 2010, a Petrobras foi uma das vencedoras do prêmio internacional 'Carbon Leadership Awards', promovido pela revista britânica ‘The New Economy’. A premiação reconhece as empresas que mais se destacaram na redução e divulgação de suas emissões de carbono. Em sua primeira edição, a premiação escolheu empresas que adotam, entre outras, medidas voluntárias que vão além das exigências formais e obrigatórias. Os critérios de avaliação das empresas englobam oportunidades e riscos relacionados à mudança climática, metas de emissão de dióxido de carbono (CO2), métodos de medição de gases do efeito estufa, nível de transparência e governança e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. A Companhia foi a vencedora na categoria “Melhor Relatório de Emissões” e, segundo a organização do prêmio, se destacou por ter uma estratégia de divulgação de emissões particularmente compreensível e diligente.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/?p=35645#more-35645) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: