terça-feira, 26 de outubro de 2010

PARA A MAIORIA DOS SETORES DA ECONOMIA, DESEMPENHO MELHOROU NO TERCEIRO TRIMESTRE

“A maior parte dos setores da economia brasileira apresentou melhor desempenho no terceiro trimestre deste ano em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Essa é a conclusão de um estudo de avaliação setorial elaborado pela Serasa Experian, consultoria especializada em informações de empresas.

Segundo o levantamento, baseado em informações conjunturais e perspectivas setoriais e macroeconômicas de curto prazo, dos 99 segmentos da economia analisados entre os meses de julho e setembro, 76 apresentaram melhora e 23 ficaram estáveis em relação ao terceiro trimestre de 2009. Nenhum registrou queda.

No setor primário, composto por atividades econômicas de extração e produção de matérias-primas, como agricultura, mineração e pesca, seis segmentos apresentaram melhora e sete mantiveram a estabilidade. Dos que apresentaram melhor desempenho estão algodão, café e suínos, principalmente por causa do aumento do consumo interno e das vendas para o exterior, além da queda nos preços de produção.

Já no setor de comércio, todos os seis segmentos analisados apresentaram melhor desempenho puxado pelo aumento na renda, maior volume de crédito disponível e ampliação dos prazos de pagamento.

Na indústria, formada por 55 segmentos, 45 tiveram melhora de conceito. De acordo com o estudo, isso se deveu às condições favoráveis de crédito e ao aumento da renda.

No setor de serviços, constituído por 25 segmentos, 19 registraram melhora e seis se mantiveram estáveis. O setor, segundo o estudo, foi influenciado pela ampliação de renda e do emprego e também pela maior disponibilidade de crédito à população.”

FONTE: reportagem de Elaine Patricia Cruz publicada pela Agência Brasil (edição: Vinicius Doria) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia1;jsessionid=62F146277A0764DBF46FC8172E39FE6D?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=1086596).

Nenhum comentário: