sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CONFIRMADA NOVA RESERVA GIGANTE NO PRÉ-SAL


“A Agência Nacional de Petróleo confirmou que as reservas de petróleo na área do pré-sal na bacia de Santos (SP) superam em muito as mais otimistas previsões. Só amanhã será revelado o volume oficial, mas as estimativas é de que variem de 8 a 16 bilhões de barris recuperáveis, o que torna a área a maior reserva petrolífera já descoberta no país.

Confirmadas as expectativas mais otimistas, a área poderá ter mais petróleo do que todas as reservas brasileiras, descontada a primeira área do pré-sal, onde fica o poço de Tupi, que começou a operar comercialmente hoje. Tupi, até agora a maior área, pode ter seté 8 bilhões de barris, o que seria, entretanto, apenas metade do novo campo.

Libra, nome que tomou a prospecção, não foi objeto de nenhuma concessão pela legislação deixada por Fernando Henrique Cardoso e, portanto, o poço será explorado pela Petrobras e a União o concederá em troca do maior volume de óleo oferecido por quem se habilitar a explorá-lo, garantido um mínimo de 30% para a estatal brasileira.”

FONTE: escrito por Brizola Neto e publicado em seu blog Tijolaço (http://www2.tijolaco.com/29547).

Nenhum comentário: