domingo, 31 de outubro de 2010

CELSO AMORIM RECEBE PRÊMIO DE REVISTA DOS EUA POR LIDERANÇA INOVADORA

"O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, recebeu da revista norte-americana de negócios "Latin Trade" o prêmio Bravo Business, na categoria “Innovative leader of the year” (líder de inovação do ano) por suas habilidades e seu papel na evolução do Brasil, que ele transformou em uma "potência mundial".

O chefe da diplomacia brasileira foi escolhido, segundo a revista bimestral especializada em temas econômicos e empresariais, por ser o “arquiteto a liderar, nos bastidores, a transformação da política externa brasileira” no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além de Amorim, outros três latino-americanos serão premiados, em outras categorias: o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Segundo a revista, que concede o prêmio há 16 anos, Amorim “liderou a transição do Brasil, que tinha uma voz regular, com apenas influência regional, para outra, cujas opiniões são cortejadas e levadas em contada no cenário mundial”.

A revista destaca o papel do ministro na crise de Honduras, nas negociações do G20, nas discussões sobre a política ambiental e na questão nuclear do Irã.

Em 2009, Amorim foi indicado pela revista Foreing Policy como o “melhor ministro das relações exteriores do mundo”.

FONTE: portal R7. Transcrito no portal Vermelho (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=140530).

Nenhum comentário: