sábado, 28 de agosto de 2010

IBOPE DIVULGADO HOJE: DILMA LIDERA EM TODO O PAÍS




Brizola Neto

(...) “Antecipo os dados do detalhamento da pesquisa Ibope divulgada hoje pelo Estadão, Aliás com uma grande discrição e um dado curioso: feita em parceria com a Globo, o Jornal Nacional não noticiou na sexta, deixando para hoje à noite, quando a audiência é menor.

A grande novidade é que já não teimam em dizer que exista “reduto” serrista em qualquer parte do país.

Os números gerais, primeiro: 51% para Dilma – oito pontos a mais que na pesquisa Ibope anterior, divulgada há 11 dias – e 27% para Serra, uma queda de cinco pontos. Marina, com 7%, fica um ponto atrás do registrado antes.

O Ibope reconhece, um tanto contrafeito, que nem mesmo na região Sul é possível conservar Serra à frente. A vantagem serrista de nove pontos da pesquisa feita 11 dias antes (44% a 35%) agora virou uma derrota de cinco pontos, com 40% para Dilma e Serra,35%. O instituto, porém, prefere classificar como “empate técnico”, dada a margem de erro maior no cômputo por regiões.

No resto do país, é “lavada”. No Sudeste, a vantagem de Dilma era de nove pontos (41% a 32%) e passou para 44% a 30%, cinco pontos a mais. No Norte e Centro Oeste, subiu de oito pontos (41% a 33%), para 56% a 24%, 14 pontos a mais. E no Nordeste, onde Dilma já tinha folgados 53% contra 24% de Serra, o abismo passou para 66% a 20%, aumentando de 29 para 46 pontos a vantagem, ou 17 pontos a mais.

Quanto mais se esmiúça a pesquisa, pior para Serra. Nos três maiores eleitorados estaduais, nem São Paulo escapa do fiasco serrista. Ele perde de 42% a 35% para Dilma entre os paulistas, despenca para 25% entre os mineiros (contra 51% de Dilma) e soterra-se em apenas 16% entre o eleitorado carioca e fluminense, onde Dilma chega a 56%.”

FONTE: escrito por Brizola Neto e publicado em seu blog “Tijolaço” (http://www.tijolaco.com/).

Nenhum comentário: