sábado, 26 de junho de 2010

AEROPORTO DE CAMPINAS


CAMPINAS PODE SE TORNAR UM GRANDE CENTRO DE LOGÍSTICA, DIZ DILMA

“A candidata do PT, Dilma Rousseff, afirmou [23/06], em entrevista para Rádio Band AM, que Campinas pode se tornar um centro de logística do país, quando o Trem de Alta Velocidade (TAV) for implantado e o aeroporto de Viracopos for ampliado.

Os aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), e de São José dos Campos (SP) são, segundo estudos do Ministério da Defesa citados por Dilma, os dois com mais chances de substituir Congonhas e Guarulhos como centros de operação para os vôos nacionais e internacionais.

“Viracopos é absolutamente adequado. Viracopos tem área [disponível], é perto de São Paulo, dista no máximo 100 quilômetros de São Paulo. E Campinas, como eu disse, pode ser concebida como um dos grandes pontos de logística do país”, salientou.

Questionada sobre a possibilidade de construção de um novo aeroporto em Caieiras, na região metropolitana de São Paulo, Dilma disse desconhecer o projeto. Segundo ela, o Ministério da Defesa considera que a melhor opção para desafogar Congonhas é ampliar Viracopos ou o aeroporto internacional de São José dos Campos, porque as duas cidades devem ser interligadas pelo Trem de Alta Velocidade.

“[Quando] se levantou a possibilidade de um terceiro aeroporto, apareceram várias propostas e não lembro se tinha essa proposta em Caieiras. O que foi descartado é que, nessas propostas que o Ministério da Defesa apresentou, não se considerava possível do ponto de vista logístico. Achavam melhor a ampliação de Viracopos e inclusive nos últimos tempos também a utilização do aeroporto internacional de São José dos Campos, porque é uma área ainda preservada no sentido de não ter habitações no entorno e poderia significar facilidade na medida que tenha o Trem de Alta Velocidade”, explicou.

Dilma lembrou ainda que o aeroporto de Guarulhos não pode receber uma nova pista porque o entorno do local está ocupado por habitações e empreendimentos, o que torna o custo com desapropriação muito elevado. Apesar disso, ela afirmou que é possível construir um novo terminal de passageiros.

LEIA A ÍNTEGRA DA PERGUNTA DA RÁDIO BANDEIRANTES DE CAMPINAS SOBRE AEROPORTOS E DA RESPOSTA DE DILMA:

PERGUNTA: Candidata Dilma Rousseff, quando houve o acidente da TAM, a senhora teria declarado, estou colocando no condicional, de que a razão para evitar o apagão aéreo que nós tínhamos naquele momento, Caieiras seria um bom local para a construção de um novo aeroporto ali na região metropolitana de São Paulo. Gostaria de saber se a senhora confirma isso e se a senhora confirma algum estudo de viabilidade para um aeroporto particular feita por particulares como a Odebrecht e pela Camargo Correa em Caieiras. A senhora tem essa informação sobre esse estudo?

Dilma:
O que aconteceu naquela época foi que a gente, diante do congestionamento de Congonhas e dos problemas de Guarulhos, porque Guarulhos, o que que aconteceu, as autoridades deixaram que a população tomasse o entorno do aeroporto. Então, o custo da desapropriação, o tamanho da desapropriação, nós estávamos querendo, inclusive, ampliar a pista, tornava proibitiva a ampliação da pista, de fazer a terceira pista.

Apesar de ser possível fazer um terceiro terminal, a terceira pista tem um problema sério porque afeta áreas densamente povoadas. Aí não só áreas povoadas com a população, mas também com estruturas empresariais.

Então, com o custo muito elevado, o que levantou a possibilidade de um terceiro aeroporto. Na época apareceram várias propostas. Eu não lembro especificamente se tinha uma proposta em Caieiras. Agora, o que foi descartado é que nessas propostas que o Ministério da Defesa apresentou era que todas as propostas o Ministério da Defesa não julgava viável do ponto de vista logístico. Achava melhor a ampliação de Viracopos e nos últimos tempos a utilização do aeroporto internacional de São José dos Campos. Porque é uma área ainda preservada de não ter habitações no entorno e que poderia significar uma facilidade na medida que você tem o Trem de Alta Velocidade. Não há a possibilidade, até três meses atrás que eu estava no governo, não havia essa posposta para nós [de Caieiras].

FONTE: publicado no blog Dilma na web http://www.dilmanaweb.com.br/noticias/

Nenhum comentário: