segunda-feira, 24 de maio de 2010

COMPROVADO: ISRAEL E EUA FINGEM QUE SÃO SÉRIOS CONTRA O IRÃ

À REVELIA DA COMUNIDADE INTERNACIONAL, ISRAEL DESENVOLVEU A TECNOLOGIA NUCLEAR PARA FINS GUERREIROS. EUA FINGIRAM NADA SABER E ATACAM IRÃ POR EVENTUAL DESEJO DE, NO FUTURO, AGIR COMO ISRAEL

"Documentos comprovam que Israel possui armas nucleares, diz jornal inglês

Documentos secretos da África do Sul revelam que Israel tentou vender armas nucleares para o país africano na época do apartheid, configurando-se como o primeiro documento oficial que evidencia que os israelenses possuem arsenal nuclear, informou o jornal britânico "The Guardian".

Os documentos em questão, diz o jornal, são minutas de reuniões entre membros dos governos dos dois países realizadas em 1975.

Na ata, ministro da Defesa sul-africano na época, PW Botha, perguntou sobre as ogivas e o então ministro da Defesa de Israel, Shimon Peres, ofereceu as armas "em três tamanhos" --se referindo a armas convencionais, químicas e nucleares. Shimon Peres é o atual presidente israelense.

O presidente de Israel, Shimon Peres, segundo os documentos, tentou vender armas nucleares para a África do Sul

Os dois ministros ainda assinaram um acordo de cooperação militar entre os dois países, sendo que o próprio acordo continha uma cláusula que determinava o mesmo deveria se manter secreto.

Segundo o jornal britânico, os documentos foram descobertos pelo pesquisador americano Sasha Polakow-Suransky, que estuda a relação entre Israel e África do Sul e escreveu um livro sobre o tema.

O documento é a primeira evidência real de que Israel possui armas nucleares, a despeito de sua política de nem negar nem confirmar que possui este tipo de armamento.

Além disso, a revelação deixa um duplo embaraço diplomático para Israel. O primeiro é que nesta semana haverá discussões na ONU sobre sanções contra o Irã --país adversário de Israel-- devido ao programa nuclear do país persa. Os israelenses estão entre os países que mais pressionam pelas sanções. O segundo é que cairia por terra um possível argumento israelense de que, mesmo que tivesse armas nucleares, seria um país "responsável" o suficiente para mantê-las, uma vez que tentou vender o arsenal para outro país.

As atas das reuniões mostram ainda que os militares sul-africanos desejavam obter armas nucleares para ter um elemento de dissuasão ou até para potenciais conflitos contra países vizinhos".

FONTE: publicado pela "Folha.com" e portal UOL [título e subtítulo colocados por este blog].

Nenhum comentário: