segunda-feira, 26 de abril de 2010

ACUSAÇÕES E ESCLARECIMENTO SOBRE A COMPRA DE HELICÓPTEROS RUSSOS PARA A FAB


A revista "Isto É" desta semana, em reportagem intitulada "O senhor das armas", lança dúvidas sobre a economicidade na compra dos helicópteros russos para a FAB, afirmando que ela foi desnecessariamente feita por intermediadores. Publicou a revista: "Muitos admitem, abertamente até, que no caso da compra dos helicópteros de combate MI-35, o governo brasileiro poderia ter economizado, no mínimo, algo próximo a US$ 20 milhões, se não houvesse a participação de intermediadores".

Hoje (26/04), em nota oficial à imprensa, a Aeronática divulgou o seguinte esclarecimento:

RESPOSTA DO CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA (CECOMSAER) À IMPRENSA

"A negociação pelo Brasil para aquisição de 12 helicópteros MI-35 da Rússia foi firmado diretamente entre o Comando da Aeronáutica (COMAER) e a empresa russa Rosoboronexport, sem a participação de intermediários.

Além da aquisição de 12 helicópteros de ataque citados na matéria, o contrato firmado pelo COMAER engloba ainda: um simulador de vOo com transferência de tecnologia, treinamento de pilotos e mecânicos na Rússia e no Brasil, um Centro de Treinamento computadorizado, armamentos os mais variados, customização de equipamentos às necessidades do país, suporte logístico, internação no Brasil de oficinas completas para a manutenção de motores, caixas de engrenagem, rotores principal e de cauda, bem como estruturas do helicóptero, etc.

Por fim, do contrato firmado surgiu o acordo de intercâmbio entre os órgãos de certificação e homologação entre os dois países, Brasil e Rússia. Tal fato possibilitará ao Brasil oferecer serviços de manutenção a helicópteros russos operando em outros países."

FONTE: site www.fab.mil.br.

Nenhum comentário: