domingo, 28 de março de 2010

ATÉ TUCANOS RADICAIS CONFESSAM QUE O "RESULTADO" DO DATAFOLHA FOI "MUITO ESTRANHO"

Vejamos como até tucanos reconhecem que a pesquisa teve um suspeito resultado muito misterioso. O seguinte texto de Clóvis Roossi foi publicado hoje (28/03) no jornal tucano-serrista-radical 'Folha de São Paulo'. O objetivo da crônica é citar algum fato do passado (Collor) para, baseado nele, dar credibilidade ao visionário 'iluminador' Datafolha e assim dar respaldo à repentina e enigmática reviravolta e ascenção de Serra propagada pelo referido instituto de pesquisa do grupo tucano pró-Serra 'Folha':

"Mistério

"Durante a campanha eleitoral de 1989, Leonel Brizola almoçou nesta Folha e, a horas tantas, comentou que uma eventual vitória de Fernando Collor de Mello seria "anti-histórica". Concordei com ele, em silêncio.

Como todo mundo sabe, Collor ganhou. Decidi, também em silêncio, que não entendia absolutamente nada de como o eleitor brasileiro forma sua intenção de voto e que era mais prudente, daí em diante, dar palpites apenas quando o Datafolha iluminasse o caminho.

Não é que, agora, nem o Datafolha ilumina algo? O resultado da pesquisa mais recente, ontem publicada, é um denso mistério, ao menos para mim. Não consigo encontrar uma explicação forte para o fato de José Serra ter subido quatro pontos em um mês. Atenção, hidrófobos do tucanato, não estou lamentando a subida, apenas tentando entendê-la.

Que Dilma Rousseff parasse nos 28% ou 27% é compreensível. Deve ter havido uma pausa (ou interrupção definitiva, sabe-se lá) no empurrão que o prestígio do presidente Lula dá à sua candidata.

Mas o que houve para que Serra subisse? Não vi nada no noticiário, a menos que tenha perdido algo por viajar frequentemente para o exterior, o que às vezes faz com que leia apenas superficialmente os jornais brasileiros.

Diminuíram as chuvas, é a hipótese levantada pelo meu guru do Datafolha, Mauro Paulino. Pode ser, mas, pela lógica, seria motivo para que Serra estacionasse, não para que subisse, certo?

Enfim, o resultado só me faz retornar à sensação de 20 anos atrás e decidir deixar que o Datafolha me surpreenda a cada tanto."

Nenhum comentário: