sábado, 27 de fevereiro de 2010

URIBE: DIREITA E GRANDE IMPRENSA BRASILEIRA ENLUTADAS

Justiça derruba 3º mandato de Uribe

A Corte Constitucional da Colômbia declarou ilegal nesta sexta-feira um referendo que poderia autorizar o presidente Álvaro Uribe a disputar um terceiro mandato consecutivo. Por 7 votos a 2, os nove juízes do órgão máximo do país para questões constitucionais votaram contra a lei que previa a convocação de um referendo a fim de consultar a população sobre uma segunda reeleição presidencial.

- A Corte resolveu declarar inexequível, por sua inconstitucionalidade, em sua totalidade a Lei 1.354 de 2009, por meio da qual se convoca o povo colombiano a um referendo constitucional - anunciou Mauricio González, presidente da Corte Constitucional.

Uribe, eleito em 2002 e em 2006, disse aceitar a decisão da Justiça sobre sua tentativa de reeleição.

É a primeira vez na História recente da América Latina que uma instituição de governo põe um freio de forma democrática aos anseios de um mandatário de se manter no poder por três mandatos seguidos. Em 2005, a mesma corte deu luz verde a uma reforma constitucional que instituiu a reeleição para um mandato consecutivo de quatro anos, iniciado por Uribe em 2006."

FONTE: reportagem de Sabrina Valle publicada hoje (27/02) no "O Globo" e também no blog do Noblat (da Globo) [título colocado por este blog].

Nenhum comentário: