sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

DIREITA PREOCUPADA: EM RISCO O 3º MANDATO DE URIBE

Apesar do grande apoio do governo dos EUA e da grande imprensa da direita internacional e brasileira ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, para a sua continuação no poder pelo 3º mandato consecutivo, está em risco a viabilidade do referendo que permitiria a permanência dentro de aparente legalidade democrática.

"Uribe defende referendo para permitir 3º mandato

Decisão da Justiça sobre legalidade de consulta deve sair entre hoje e amanhã

Políticos e imprensa da Colômbia dizem que corte vai rejeitar projeto; para analistas jurídicos, não há tempo para votar proposta

A Corte Constitucional da Colômbia divulgará entre hoje e amanhã seu veredicto a respeito da proposta de referendo nacional que, se declarado legal pelo tribunal e aprovado nas urnas, permitirá ao presidente Álvaro Uribe disputar um terceiro mandato nas eleições de maio deste ano.

No momento em que reportagens e políticos colombianos afirmam que o tribunal rejeitará o projeto após reunião de seus nove magistrados prevista para começar na manhã de hoje, Uribe, que até então evitava ser assertivo sobre o tema, saiu em defesa do referendo. "Creio que é correto que os colombianos digam se estão de acordo ou não com a reeleição", disse anteontem, segundo o jornal colombiano "El Tiempo".

O presidente conservador criticou ainda os que veem no referendo e em sua busca pelo terceiro mandato atos que enfraquecem as instituições e o equilíbrio entre Poderes.(...)"

FONTE: publicado hoje (26/02) na Folha de São Paulo [título e 1º parágrafo colocados por este blog].

Nenhum comentário: