domingo, 24 de janeiro de 2010

FSM APONTOU ERROS DO NEOLIBERALISMO

"No ano 2000, o neoliberalismo estava no seu auge, tentando convencer a todos que as forças do mercado, liberadas de qualquer controle governamental ou social, levariam o mundo à prosperidade, ao bem-estar e à paz.

Foi neste ambiente que tive a ideia de criar o Fórum Social Mundial (FSM) para denunciar os enormes riscos que o neoliberalismo propagandeado pelo Fórum Econômico Mundial representava para a humanidade, visibilizar propostas alternativas e criar um espaço auto-organizado em que a sociedade civil a nível local e global pudesse se encontrar, promover atividades e se articular, ganhando força política e social para empreender suas ações.

De lá para cá muita coisa aconteceu. As sucessivas crises econômicas, a proliferação de guerras e conflitos, o aumento da concentração de renda e da desigualdade social e a degradação ambiental fizeram ruir a crença na ideologia neoliberal.

O lema do FSM de que "um outro mundo é possível" encheu de esperanças milhões de pessoas que, movidas pelo desejo de mudança, conseguiram alterar o quadro político de muitos países. A metodologia adotada no FSM propiciou a todas as organizações e pessoas que comungam com a carta de princípios a oportunidade de organizar livremente suas atividades e poder se juntar aos que se dispõem a declarações e ações conjuntas. Foi assim que o FSM ganhou o mundo. Fóruns globais e inúmeros fóruns locais, nacionais, continentais e temáticos se espalharam.

Para celebrar os dez anos do FSM, entre 25 e 30 de janeiro será realizado em Porto Alegre e cidades da área metropolitana um Fórum Social em que, além das atividades auto-organizadas, haverá um grande seminário internacional que juntará lideranças sociais e políticas numa reflexão sobre o processo FSM. É bom esclarecer que, diferentemente dos fóruns anteriores realizados em Porto Alegre, o Fórum Social 10 anos não será um Fórum Social Mundial único, mas um entre os quase 30 fóruns que serão realizados em janeiro e ao longo de 2010. Os fóruns unificados são realizados a cada dois anos. O último teve lugar em Belém, no Pará, em 2009 e o próximo, em janeiro de 2011, se realizará em Dakar, no Senegal.

O fracasso de Copenhague foi promovido por governantes (a maioria deles habituais frequentadores de Davos) vergonhosamente receosos de desagradar seus financiadores eleitorais e contrariar poderosos interesses econômicos. Foi mais uma demonstração de que "um outro mundo possível" é cada vez mais "necessário e urgente" e só será viabilizado por meio da pressão articulada e intensa da sociedade civil comprometida com a construção de uma comunidade global justa, democrática, solidária (inclusive com as futuras gerações) e pacífica. Este é o desafio que está sendo colocado para nós e para todos que estarão na Grande Porto Alegre durante o Fórum Social 10 anos."

FONTE: escrito por ODED GRAJEW, um dos integrantes do Movimento Nossa São Paulo, presidente emérito do Instituto Ethos e idealizador do FSM. Publicado hoje (24/01) na Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: