terça-feira, 22 de dezembro de 2009

AN KHE - A ÚLTIMA DERROTA FRANCESA NA INDOCHINA

Fernando Diniz

A Batalha de An Khe (também conhecida como a Batalha do Passo Mang Yang) foi a ultima batalha oficial da Guerra da Indochina. Permanece como uma das mais sangrentas derrotas infligidas ao Exército Francês, junto à batalha de Diem Biem Phu e a retirada de Cao Bang.

Antecedentes

Assustado pela possibilidade de sofrer um segundo desastre das proporções de Diem Biem Phu, o Alto Comando Francês na Indochina ordenou um rápido recuo de todas as posições avançadas ainda ocupadas por suas unidades. Estas unidades foram formadas num comboio conhecido como GM 100 (Groupèment Móbile 100), uma unidade de valor regimental do Corpo Expedicionário Francês no Extremo Oriente. Incluía unidades de elite como batalhões da Legião Estrangeira, além do Batalhão da Coréia, unidade que servira sob as ordens da ONU no conflito coreano, e que lutara com distinção nas batalhas de Chipyong-ni, Wonju e Arrowhead Ridge.

Emboscadas

Pouco tempo após a derrota francesa em Diem Biem Phu, o GM 100 foi emboscado e literalmente destruído por unidades Viet Minh (antecessores do Viet Cong) no planalto central do Vietnam.

No dia 24 de junho de 1954 o GM 100 recebeu ordens de abandonar suas posições defensivas em An Khe e recuar até Pleiku, cerca de 80 km de distancia, sobre a famigerada Rota Colonial 19, uma estrada célebre pelo sangue ali derramado em dezenas de emboscadas e escaramuças ao longo de toda a guerra. No km 15 da RC 19 a coluna foi emboscada por tropas Viet Minh pertencentes ao Regimento 803, e literalmente aniquilada. Sofrendo baixas enormes, os sobreviventes conseguiram abrir caminho através da emboscada, lutando como feras, e alcançar a relativa segurança da selva.

Dak Ya-Ayun, Plei Bon

Os remanescentes do GM 100, agora unidos ao GM 42 e ao 1st Airborne Group (unidades pára-quedistas da Legião) tiveram que combater por mais 55 km através da RC 19, sofrendo emboscadas por todo o caminho, a maior delas em Dak Ya-Ayun pelo Regimento 108 do Viet Minh. Os poucos que passaram finalmente alcançaram Pleiku no dia 28 de Junho de 1954.

Em cinco dias de combate, o GM 100 perdera 85% de seus veículos, 100% de sua artilharia, 68% do equipamento de comunicações e 50% de seu armamento. A Cia. de Comando tinha apenas 84 homens válidos de um total de 222. O Regimento Colonial 43, os Primeiro e Segundo Batalhões da Coréia, formados por 834 homens cada, agora não passavam de unidades em frangalhos, com uma média de 400 homens cada. O Segundo Grupo da Décima Artilharia Colonial, reduzido ao combate de infantaria após a perda de todas as suas peças, encolhera de 475 homens para 215 ao fim do combate. Seu comandante, o coronel Barrou e vários de seus oficiais foram capturados ou mortos. Por outro lado o Regimento 96 do Viet Minh sofreu apenas 100 baixas.

O calvário francês ainda não havia terminado. Em 29 de Junho os remanescentes do Batalhão da Coréia receberam ordens de participar da Operação Forget-me-Not cuja tarefa era reabrir a RC 14 entre Pleiku e Ban Me Thuot num percurso de cerca de 100 quilometros. Em 17 de Julho a coluna foi emboscada no Passo Chu Dreh por unidades locais do Viet Minh... Quando finalmente os sobreviventes chegaram a Ban Me Thuot no dia seguinte, restavam apenas 107 homens, entre eles 53 feridos, de um total inicial de 452.

A emboscada e destruição do GM 100 foi considerada a ultima batalha da Guerra da Indochina. Três dias depois, em 20 de Julho de 1954, foi acertado um cessar fogo em todo o Vietnam, e em 01 de Agosto de 1954 foi finalmente assinado o Armistício, selando assim o fim da presença francesa na Indochina. Num período de apenas 14 anos a França assinava dois Armistícios que eram apenas rendições disfarçadas... A saída do ultimo soldado e funcionário francês de solo vietnamita foi efetuada em 1956.

O GM 100 foi criado como uma unidade motorizada auto-suficiente, espelhada nas unidades americanas da II Guerra Mundial. Constava de três batalhões de infantaria, um de artilharia, além de elementos blindados leves, engenheiros, comunicações e serviços médicos, totalizando 3500 homens.

As unidades Viet Minh envolvidas na batalha foram dois batalhões de infantaria, e duas companhias de armas pesadas.

Ironicamente quando os últimos franceses deixavam a Indochina, já dividida entre Vietnam do Norte e Vietnam do Sul, os primeiros “assessores militares” norte-americanos chegavam..."

FONTE: publicado hoje (22/12) no site "Defesa@Net".

Nenhum comentário: