sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

DESCOBERTAS DA CIÊNCIA EM 2009

"OS DESTAQUES DE 2009, SEGUNDO A "SCIENCE"

1º - ARDI, A ANCESTRAL

Em outubro, cientistas anunciaram a descoberta do mais antigo esqueleto de um primata ancestral humano. A fêmea de um Ardipithecus ramidus, apelidada de Ardi, viveu há 4,4 milhões de anos, e habitava florestas, podendo viver tanto no solo quanto nas árvores. A espécie viveu 1 milhão de anos antes do ancestral humano mais antigo conhecido até então, o Australopithecus afarensis.

2º - RAIOS GAMA PULSANDO

Uma nova classe de objeto cósmico ganhou destaque em 2009: pulsares de raios gama. Descobertos pelo telescópio espacial Fermi/ Glast, eles são similares às já conhecidas estrelas de nêutrons que emitem pulsos de ondas de rádio, mas sua radiação é numa faixa ultranergética. Mapeando o espaço no espectro gama, o Fermi/Glast mostrou que pulsares não são tão raros quanto se pensava.

3º - PLANTAS ESTRESSADAS

Botanicos revelaram como funciona o ácido abscísico, hormônio vegetal que modula mecanismos de defesa em situações de estresse, como secas. Os cientistas descobriram quais são as proteínas celulares que desencadeiam reações como a hibernação em sementes, ao tocarem o ácido abscísico.

4º - ÍMÃ DE UM POLO SÓ

Físicos criaram um material que age como um ímã de um polo só, que possui lado positivo mas não negativo. Em 1931, o teórico Paul Dirac tinha previsto que uma partícula assim poderia existir, mas ninguém tinha registrado o fenômeno até agora. Usando um material especial, físicos conseguiram produzir não uma partícula, ainda, mas uma estrutura cristalina que atua como monopolo.

5º - DROGA DA VIDA LONGA

Experimentos com roedores revelaram que a rapamicina, droga concebida para combater a rejeição de órgãos transplantados, prolonga a vida de animais. Cientistas, porém, ainda não entendem como o fármaco funciona, e como ele afeta o sistema imune, ainda é uma dúvida se um dia ela ajudará humanos a viverem mais

6º - GELO NA LUA

Observações de duas sondas orbitais e de uma espaçonave-robô "suicida", a LCross confirmaram que existe, sim, gelo de água na Lua. A descoberta alimentou esperanças de uma futura retomada de missões tripuladas ao satélite.

7º - O DNA CONTRA-ATACA

Após vários anos de decepções e testes fracassados, a terapia gênica apresentou alguns bons resultados em 2009. Pacientes com doenças como a atrofia óptica de Leber, que causa cegueira, e a imunodeficiência combinada severa tiveram melhora ao serem tratados com DNA terapêutico.

8º - FOLHA ULTRAFINA

O grafeno, folha de carbono com a espessura de um único átomo, tem mostrado propriedades interessantes. Físicos descobriram que os elétrons podem fluir a altíssima velocidade no material, abrindo portas para aplicações.

9º - A VOLTA DO HUBBLE

Em uma missão emocionante, astronautas conseguiram reparar câmeras quebradas do telescópio Hubble, que já está de volta ao serviço, retomando seu posto de melhor observatório do espaço.

10º - LASER DE RAIO-X

Físicos inauguraram na Califórnia o LCLS, máquina que produz o feixe mais luminoso de raio-X já obtido. O dispositivo permitirá o estudo de estruturas de materais com tanto detalhe que será possível "fotografar" reações químicas no meio de seus processos."

FONTE: publicado na Folha de São Paulo de hoje (25/12).

Nenhum comentário: