sábado, 28 de novembro de 2009

OS APAGÕES DA LIGHT NO RJ

A população sofre com apagões consequentes de falta de investimento das empresas "privatizadas" por FHC/PSDB/DEM. Elas querem o lucro imediato. É o comportamento normal no "mercado neoliberal" (sic). Isso inibe grandes investimentos em serviços públicos. No caso da Light e de várias outras empresas "privatizadas" pelo governo demotucano nos anos 90, na realidade elas foram "transferidas" por valores irrisórios, até para Estados estrangeiros. A Light foi "comprada" pela estatal francesa EDF. Posteriormente, lucrativas mudanças de donos ocorreram. Agora, como era previsível, ocorrem apagões no Rio e, obviamente, especialistas criticam manutenção e apontam falta de investimentos. A grande mídia não explica esses antecedentes, na dolosa esperança que a população associe "apagão" com "culpa do governo Lula".

Vejamos a seguinte reportagem hoje (28/11) publicada no portal UOL do grupo tucano "Folha":

Sobre apagões no Rio, especialistas criticam manutenção e apontam falta de investimentos

"Moradores de várias regiões do Rio de Janeiro sofreram durante esta semana com constantes interrupções no fornecimento de energia. Na zona sul, por exemplo, blecautes chegaram a durar até 24 horas, e o comércio local se viu obrigado a fechar as portas.

Enquanto a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) cobra explicações da Light, distribuidora de energia responsável por parte da capital, e exige a apresentação de um "Plano Verão" com as principais medidas que devem ser tomadas em curto prazo para acabar com os apagões, especialistas apontam a necessidade de investimentos e criticam a manutenção do sistema. (...)"

FONTE: reportagem de Talita Boros, do UOL Notícias, em São Paulo, publicada hoje no portal UOL [o título e o 1º parágrafo foram colocados por este blog].

Nenhum comentário: