sábado, 28 de novembro de 2009

KASSAB NA PESCARIA

"Já existe até um folclore em torno do inchaço da máquina no governo Lula -são 37 pastas, entre as quais o Ministério da Pesca e Aquicultura, imprescindível, como se sabe. Quando não tem o que dizer, situação muito frequente, a oposição bate na tecla do aparelhamento do Estado. É preciso ter um peixe para exibir em casa.

As coisas, porém, não andam bem na casa das oposições. A pose do DEM, por exemplo, não cabe no retrato da realidade. O discurso da austeridade, a defesa do contribuinte, os apelos retóricos contra o Estado tentacular -todo esse castelo de hipocrisias desmorona diante da ação dos liberais de fachada.

Gilberto Kassab, o jovem líder nacional dos Democratas, também parece gostar de pescaria. Recebeu a prefeitura de José Serra com 21 secretarias. Reeleito, inventou outras sete -agora são 28. A mais nova atende por Secretaria Especial do Microempreendedor Individual. Faltou apenas o "Tabajara".

Kassab criou a Secretaria da Mulher e a "desinventou" depois que seu titular morreu.

Qual é a lógica? Várias pastas, esdrúxulas e sem finalidade pública visível, parecem brotar na administração paulistana com a missão exclusiva de acomodar amigos ou interesses obscuros.

Antes de se eleger, Kassab era um gestor de luxo a serviço de Serra na capital.

Agora, além dos tucanos desabrigados pelo governo do Estado, o prefeito precisa atender a turma de Orestes Quércia e, claro, os novos-ricos do seu velho PFL. Tem resolvido o problema à moda antiga.

O candidato que se elegeu zombando de "Martaxa" vai incorporar em 2010 cerca de R$ 750 milhões aos cofres municipais com o aumento do IPTU. É um escárnio. Ou alguém imagina que exista um debate sobre política urbana orientando o voto do centrão fisiológico que aprovou a medida na Câmara?

A cidade, de resto, anda visivelmente suja no seu aspecto físico. Podia ser pior? Sempre pode. Basta perguntar ao governador-modelo dos DEM, José Roberto Arruda."

FONTE: escrito por Fernando de Barros e Silva e publicado hoje (28/11) na Folha de São Paulo.

[OBS DESTE BLOG:

Ontem, em outra postagem, já comentei que este mundo é muito mais complexo do que imaginamos. Surpreendi-me em ler no blog do tucano Ricardo Noblat, que há muitos anos é fiel instrumento da tucana Globo, acusações contra o até então mais enaltecido e único governador do DEM, o do DF. É estranho porque a 'grande' imprensa sempre omitiu ou atenuou as falcatruas do PSDB/PFL-DEM. Deve haver uma 'jogada', que ainda não descobri o alcance.

Hoje, ao ler o texto acima, de colunista e jornal notoriamente tucanos, pró-Serra 2010, a mesma dúvida ressurge. Ainda mais, logo a seguir, na mesma tucana 'Folha" de hoje, em outra coluna, Fernando Rodrigues escreve:

"Brasília, Brasil

Brasília completa 50 anos em 2010. A população local tem, na média, uma das maiores rendas per capita do Brasil. A conexão à internet é quase universal.

Mas os políticos eleitos pelo Distrito Federal continuam produzindo escândalos em escala industrial. Ontem surgiu o já chamado mensalão do DEM. O Democratas é o partido cujo nome até outro dia era PFL. É também um dos críticos mais acerbos do governo Lula. É cedo para apontar dedos, embora gravações envolvam parte considerável do alto escalão político de Brasília, inclusive o governador local, José Roberto Arruda -um ex-tucano renascido "demo".
"

Pergunto: será que os tucanos querem a chapa Serra/Aécio e os sempre aliados democratas estariam exigindo a chapa Serra/Arruda e a imprensa da direita foi convocada para destruir a pretensão dos demos? ].

Nenhum comentário: