terça-feira, 24 de novembro de 2009

IMPRENSA MUNDIAL DESTACA VISITA DE AHMADINEJAD AO BRASIL

"A visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil esteve entre as principais notícias da imprensa internacional nesta segunda-feira, 23. Além da defesa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez do direito do Irã de possuir um programa nuclear pacífico, sites de jornais e de televisões de todo mundo destacaram ainda o esforço do Brasil em se apresentar como ator importante também no Oriente Médio.

ARGENTINA

Clarín


"Lula recebe o polêmico Ahmadinejad e diz que é importante escutá-lo", destacou o diário argentino, em seu site. "O presidente defendeu o encontro e destacou que é preciso conversar com todos para conquistar a paz no Oriente Médio". A correspondente no Brasil, Eleonora Grosman, destacou, ainda, a intensa agenda diplomática de Lula e os protestos pela visita de Ahmadinejad."

La Nación

O site do jornal portenho veiculou artigo do cientista político argentino Rodrigo Mallea, no qual ele opina que, diferentemente da Bolívia e Venezuela, o Brasil não tem interesse em uma aliança político-estratégica com o Irã nem comunga com "os seus postulados radicais". Para Mallea, uma explicação para a visita é a tentativa do Brasil de assumir maior protagonismo mundial.

CHILE

El Mercurio


No portal do diário chileno, o destaque ao longo do dia foi para os protestos no Rio, no fim de semana, contra o "polêmico líder" Ahmadinejad. "Se bem que o foco da viagem é econômico, se espera que busque apoio ao plano nuclear de Teerã. Alheio às críticas, Lula disse que é 'uma honra' receber seu par." A passagem do iraniano também pela Venezuela e Bolívia é lembrada.

EUA

Miami Herald


Com texto da Associated Press, o diário de Miami destaca a declaração de Lula de que o mundo deve apoiar, não isolar o Irã, para buscar a paz e estabilidade no Oriente Médio. A reportagem destaca que a presença de Ahmadinejad faz parte da estratégia brasileira de reforçar sua presença na política internacional e da tática do iraniano de buscar legitimidade para o seu projeto nuclear.

New York Times

"Brasil defende visita do líder iraniano", informou o diário nova-iorquino, no seu portal. "Decisão do Brasil de receber o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, foi recebida como sinal das ambições do país em assumir posição de destaque na diplomacia internacional." O "jogo da paz" proposto pelo presidente, com jogadores israelenses e palestinos, também foi citado.

PORTUGAL

Diário de Notícias


O portal mais lido de Portugal destaca a afirmação do presidente Lula de que "a recepção a Ahmadinejad ajuda diálogo para paz". E salientou que o presidente brasileiro disse não aceitar intolerância de pessoas que acham que não se pode conversar. "Quem acha que a gente não pode conversar é tão intolerante quanto aqueles que não querem a paz", disse Lula. O Diário frisa ainda que o chefe de Estado brasileiro destacou a importância de receber, em 15 dias, três líderes do Médio Oriente - os Presidentes de Israel, Shimon Peres, da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas e do Irão, Ahmadinejad.

ESPANHA

El País


Reportagem no site espanhol levanta o debate sobre a "conveniência ou não" de Lula ter recebido Ahmadinejad em Brasília. Após lembrar o encontro de 300 empresários, de ambos os países, o site do diário de Madri cita os protestos que reuniram "dezenas de manifestantes, tanto favoráveis como contrários" ao iraniano. "Lula teve que defender a sua decisão em seu programa de rádio."

VENEZUELA

2001


O site do jornal informou que, após receber os presidentes de Israel, da Palestina e Irã, Lula pretende viajar ao Oriente Médio "para conversar com os líderes interessados na paz". Após citar trecho do programa de rádio de Lula, a reportagem cita que tanto Shimon Peres como Mahmoud Abas "agradeceram pelo interesse do Brasil" em se apresentar como um intermediário do paz na região.

QATAR

Al-Jazira


O site da rede de TV do Qatar informa que o Brasil tenta ocupar espaço de destaque na política do Oriente Médio. Lembra as visitas dos líderes israelense e palestino e indaga: "Mas o que exatamente esses visitantes querem do Brasil?" O texto não propõe respostas sobre Abas e Peres, mas destaca que a intenção de Ahmadinejad é fechar bons negócios, não propriamente falar de paz.

ISRAEL

Haaretz


Em Israel, o portal Haaretz.com destacou o pedido do presidente Lula para que o Irã não seja colocado em isolamento do resto do mundo, também com texto de agência internacional. Após citar as intenções diplomáticas do Brasil, o noticiário frisa que Lula "defendeu o programa nuclear iraniano" e o líder do Irã aproveita a viagem para tentar buscar legitimidade para seu projeto."

FONTE: publicado ontem à noite (23/11; 21h34) no portal "Vermelho".

Nenhum comentário: