quarta-feira, 28 de outubro de 2009

BRASIL: CAMPEÃO DA OLIMPÍADA IBERO-AMERICANA DE FÍSICA

Por que o PiG(*) não diz que o Brasil é campeão em Física ?

O 'Conversa Afiada' reproduz comentário do amigo navegante Ricardo Donizetti:

Notícias que a mídia esconde. Esqueçamos o PIG.

BRASIL CAMPEÃO DA XIV OIbF

Blog da OBF

"Alunos brasileiros campeões: Luana, Rodrigo, Caio e Pedro

Aconteceu no Chile, entre 27 de setembro e 3 de outubro, a XIV OIbF – Olimpíada Ibero Americana de Física. E a equipe brasileira foi a campeã geral!

Rodrigo Rolim Mendes de Alencar, aluno do Ceará, conquistou medalha de ouro. Receberam medalha de prata os alunos Caio A. Oyama, de São Paulo, Pedro Ricardo Pereira Tavora, do Ceará, e Luana Benedetto de Assis, de São Paulo, que foi também a melhor participante do sexo feminino na competição (confira aqui os resultados finais individuais nesta OIbF).

Os líderes do Brasil, responsáveis pelo acompanhamento e preparação dos alunos são os professores Dr. Carlito Lariucci (UFG) e o Dr. Euclydes Marega Jr. (USP).

Vale lembrar que em 2008 o Brasil também foi campeão na XIII OIbF realizada no México (veja aqui) o que coloca o nosso país em destaque neste evento internacional que abrange Espanha, Portugal e países da América Central e do Sul. E dois primeiros lugares consecutivos ratificam a qualidade da OBF – Olimpíada Brasileira de Física, evento que seleciona os melhores alunos de Física no Brasil.

Não podemos nos esquecer também que os cinco alunos brasileiros que participaram da IPhO 2009 – Olimpíada Internacional de Física 2009 realizadas em julho, no México, também selecionados via OBF, trouxeram duas medalhas de prata, duas de bronze e uma menção honrosa.

É incrível que uma notícia desta importância quase não apareça na mídia. Mas aqui neste blog a Física é pop e a educação sempre está em primeiro plano! Com muita alegria deixo os meus parabéns a todos, desde os professores desses alunos nas respectivas escolas, passando pelos professores líderes da equipe olímpica e, especialmente, aos jovens alunos que, com certeza, estudaram muito para chegar onde chegaram e para levar o nome do nosso país à posição mais alta nesta importante competição internacional!"

FONTE: publicado hoje (28/10) no portal "Conversa Afiada", do jornalista Paulo Henrique Amorim.

Nenhum comentário: