sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PARA ARNS, VIRGÍLIO (PSDB) AGORA É SEU “MODELO”...

SENADOR FLÁVIO ARNS (ex-PSDB) SAI DO PT E DIZ QUE ARTHUR VIRGÍLIO É MODELO DE HOMEM PÚBLICO (!!!)

"SENADOR USA CASO SARNEY COMO DESCULPA PARA TROCAR DE LEGENDA


O troca-troca de partidos começou no Senado. A época é propícia, pois termina no mês que vem o prazo de filiações para quem quiser disputar as eleições de 2010. E o momento político ajuda os senadores a usarem a crise no Senado como desculpa para poderem trocar de legenda sem perder o mandato.

Depois do senador Mão Santa (PMDB-PI), que anunciou nesta quinta-feira que vai deixar a legenda, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) também analisa a possibilidade de deixar o partido. Ambos estão saindo do PMDB pois teriam dificuldades de serem candidatos pela legenda em 2010.

Pereira se diz incomodado pela indefinição do PMDB local quanto aos critérios que nortearão a escolha dos candidatos ao Senado no ano que vem.

Segundo ele, foi pactuado com o governador André Puccinelli (PMDB) que até o fim do mês haveria uma solução para esse problema, uma vez que suas pendências são diretamente com o presidente do Diretório Estadual. O peemedebista afirmou que, no caso de ter que mudar de partido, pode transferir-se para o PSDB, PTB, PSB ou PPS.

Mão Santa deixou hoje o PMDB por acreditar que não tem mais espaço para concorrer a uma reeleição no ano que vem. De acordo com o parlamentar, o PT "tomou conta" do partido no Piauí, o que inviabilizou sua candidatura para mais oito anos na Casa.

Adversário político do governador Wellington Dias (PT) desde 2003, o parlamentar adotou uma postura crítica ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva com discursos quase que diários contra ações dos governos federal e, também, do seu Estado. Esta postura colocou o parlamentar numa situação de confronto com o seu partido, o que ficou claro nas votações de matérias em plenário quando descumpria as recomendações da liderança.

Mão Santa avalia, agora, a filiação ao PPS a fim de conseguir espaço necessário para uma candidatura ao Senado em 2010. O parlamentar se diz amigo pessoal do presidente do partido, Roberto Freire, o que facilitaria seu ingresso na legenda.

FLÁVIO ARNS

Já o senador Flávio Arns (PT-PR) planeja deixar o PT sob a desculpa de estar "envergonhado" com o partido depois que os representantes da legenda votaram pelo arquivamento das denúncias contra José Sarney (PMDB-AP) no Conselho de Ética.

Porém, colegas do senador afirmam que ele já estudava a saída do PT antes mesmo deste episódio, pois teme não ter seu nome referendado pela direção partidária do PT paranaense para disputar um novo mandato no Senado.

Nesta quinta-feira (20), um dia após anunciar a disposição de deixar os quadros do PT, Arns negou que a sua saída do partido tenha como pano de fundo as eleições de 2010. Arns afirmou que não foi motivado pelo fato de lideranças do PT articularem o nome de Gleisi Hoffmann --mulher do ministro Paulo Bernardo (Planejamento)-- para disputar ao Senado.

Arns disse ainda que não tem conversado com outros partidos porque só tomou a decisão ontem. A coluna Painel da Folha, editada por Renata Lo Prete, informa hoje que Arns estaria articulando sua ida para o PSC --partido do deputado Ratinho Júnior.

Segundo o Arns, o PT feriu o programa de governo e desrespeitando a história da legenda e a opinião pública.

Em seu blog na internet, o ex-ministro José Dirceu disse que o senador tem um comportamento patético. Dirceu questiona o fato de Arns não ter dito que se envergonhava do arquivamento das denúncias contra o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

"Mas não se envergonha do arquivamento das denúncias contra o líder da bancada do PSDB, senador Artur Virgílio (AM)! Pelo contrário, em suas declarações elevou o senador tucano a modelo de ética e de homem público", diz Dirceu.

O ex-ministro afirma ainda que "Arns foi filiado ao PSDB. "Conviveu em seu Estado --o Paraná-- e no Brasil com a aliança tucana, com o PMDB e com o PFL. Ele foi eleito senador pelo PT em 2002, depois de se desfiliar do PSDB. E elegeu-se com apoio do presidente Lula --e por causa desse apoio."

"[Arns] deve lembrar-se que sempre defendemos as investigações e a punição para os responsáveis e por elas e que todos os petistas sempre defenderam e apoiaram desde o inicio da crise as mudanças implantadas na Casa. Daí ser patético que nos condene com tal violência verbal e eleve Artur Virgílio a modelo de homem público."

FONTE: site “Vermelho”, em 21/08/2009.

Nenhum comentário: