segunda-feira, 24 de agosto de 2009

BANCOS PÚBLICOS AMPLIAM O CRÉDITO E SEGURAM BRASIL NA CRISE, DIZ MANTEGA

“O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil está "no limiar de um ciclo econômico". Para ele, o pais já retomará o crescimento em 2010 devido às ações empreendidas pelo governo contra os efeitos da crise. Mantega voltou a ressaltar o papel dos bancos públicos no enfrentamento da crise.

"A crise trouxe poucas repercussões econômicas para o pais. Somos um dos primeiros [países] a sair dela, devido ao ajuste rápido e eficaz e pelo custo menor das ações tomadas", afirmou o ministro em seminário realizado pelo jornal "O Globo", no Rio.

Mantega avaliou que "a qualidade" do crescimento do país entre 2003 e 2008 será um facilitador para que a economia inicie um novo ciclo de expansão no próximo ano.

O ministro voltou a criticar o papel dos bancos privados durante a crise. Para Mantega, o Brasil não sairia da crise "tão rápido" sem a ação dos bancos públicos. Ele lembrou que desde setembro de 2008 os bancos privados aumentaram em 3% a concessão de crédito; já os bancos públicos, segundo o ministro, elevaram em 25%.

"Os bancos privados tiveram uma postura conservadora em relação ao crédito. Os bancos públicos exerceram um papel muito importante, e isso é um exemplo de eficiência do setor público", afirmou".

FONTE: reportagem de Cirilo Junior, da Folha Online, no Rio, publicada no portal UOL em 24/08/2009.

Nenhum comentário: