sexta-feira, 24 de julho de 2009

GRANDE INDÚSTRIA JÁ REINICIA EXPANSÃO, AO CONTRÁRIO DA PEQUENA E MÉDIA

“As grandes indústrias do país elevaram sua produção no segundo trimestre deste ano, o que não ocorria desde o início da atual crise financeira internacional, mostram dados levantados pela Confederação Nacional da Indústria. (CNI). As pequenas e médias, ao contrário, ainda se mantêm em queda.

O índice que mede a evolução da produção da grande indústria marcou 51,8 pontos. Qualquer número acima de 50 significa uma expansão da atividade. Já o que acompanha as pequenas e médias ficou em 44,1 pontos.

Há uma expectativa, por parte dos empresários, de aumento da demanda, mas aguardando a melhora no mercado interno. A maioria dos empresários consultados ainda não espera aumento nas exportações.

A sondagem industrial da CNI consultou 1513 empresas, sendo 891 pequenas, 415 médias e 207 grandes. O levantamento foi feito de 30 de junho a 17 de julho.

Para os próximos meses, a projeção da indústria em geral é de um aumento da demanda. O indicador que mede a expectativa dos empresários do setor marcou 57,1 pontos contra 48,3 em abril. Qualquer número acima de 50 indica esperança de aumento; abaixo disso, previsão de queda.

"Ressalte-se, contudo, que o otimismo dos empresários ainda é menor que o verificado antes da crise", afirmou a CNI em nota. Em julho de 2008, o índice registrava 61,2 pontos.”

FONTE: reportagem de Piero Locatelli, em Brasília, e de Sílvio Crespo, em São Paulo, publicada no portal UOL em 23/07/2009.

Nenhum comentário: