segunda-feira, 22 de junho de 2009

A BESTEIRA DA CONTRAÇÂO DO PIB DO BRASIL

O MORGAN STANLEY AVISA QUE DISSE BESTEIRA

“O serviço de quiromancia econômica do banco americano Morgan Stanley entregou os pontos. Em março passado ele previu que o Brasil teria uma contração do PIB de 4,5% neste ano, a maior desde 1961. Ele acaba de encurtar o prognóstico para -1%. Desde dezembro, quando as vacas deixaram de reconhecer bezerros, o Morgan Stanley investiu três vezes na catástrofe brasileira e agora informa que "subestimou" a economia nacional. Claro, se não tivesse subestimado, qual teria sido a causa do erro? Quem se mete a fazer previsões desse tipo, e está de boa fé, só pode cometer dois tipos de erros: superestimar ou subestimar.

Superestimando seus poderes, os çábios do Morgan Stanley não previram o tombo de US$ 6 bilhões que deram em seus acionistas no ano passado, mas não devolveram os bônus que ganharam enquanto trombeteavam a solidez do mercado.

Seria útil (e decente) se os bancos e as agências de risco de Wall Street passassem a divulgar suas previsões anexando uma tabelinha com a lista de seus dez últimos prognósticos, se possível com o nome do çábio responsável pelo chute.”

FONTE: artigo de Elio Gaspari, no jornal Folha de São Paulo em 21/06/2009.

Nenhum comentário: