quinta-feira, 28 de maio de 2009

PRODUÇÃO INDUSTRIAL SOBE 1,8% EM ABRIL EM RELAÇÃO A MARÇO

Para os que defendem a volta da direita ao poder em 2010 (caso do Grupo Folha/UOL), esta mesma notícia (indicada no título acima especificado por este blog) deve ser divulgada com conotação negativa. Assim, em vez de ser destacada a recuperação da produção industrial, de março para abril de 2009, a redação do UOL foi buscar comparação com mês antes da crise internacional criada pelos EUA em 2008.

Vejamos o que o portal UOL divulgou ontem:

PRODUÇÃO INDUSTRIAL DEVE CAIR 14% EM ABRIL, DIZ IPEA

Da Redação, em São Paulo:

“A produção industrial mensal de abril deve exibir queda de 14% em relação ao mesmo mês do ano anterior, mostram dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgados nesta quarta-feira (27). Na comparação com março, a previsão é de alta de 1,8%.

O setor de veículos foi o destaque negativo nas previsões do Ipea. Depois de acumular queda de 16,8% no primeiro trimestre ante o mesmo período do ano anterior, o instituto, ligado ao governo federal, espera nova retração em abril, para 15,8%.

"Este resultado (do ramo de veículos) deve ser entendido mais como uma acomodação", pondera Leonardo Carvalho, coordenador dos dados do Indicador Ipea de Produção Industrial Mensal. "O primeiro trimestre registrou uma antecipação de vendas, devido às incertezas sobre a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)."

De acordo com o Ipea, a produção industrial no primeiro trimestre deste ano acumulou queda de 14,7% ante o mesmo período de 2008.

Os dados do instituto apontam que o setor de energia, fundamental para a produção da indústria, deve ter baixa de 9,8% na comparação com abril do ano passado. Em relação a março, a queda está prevista para 1,6%.

A produção de papelão, tida como referência para a de outros artigos, tem previsão de expansão de 1,8% em relação a março. Já na comparação com abril do ano passado, a expectativa do Ipea é de queda de 4,9%.”

Nenhum comentário: