terça-feira, 20 de janeiro de 2009

PAÍS RICO "CHUTA A ESCADA", DIZ ECONOMISTA

O jornal Folha de São Paulo ontem publicou em sua coluna “Perfil”:

“Em 1990, quatro anos após entrar na Universidade de Cambridge (Reino Unido) como aluno da graduação, Ha-Joon Chang, 45, passou a professor.

Sua pesquisa é construída em torno da tese de que, após terem avançado, os países ricos "chutam a escada" para impedir que os outros subam. A estratégia das nações industrializadas -observada inicialmente pelo economista alemão Georg Friedrich List, no século 19- é renegar as regras de política econômica e desenvolvimento que adotaram para conseguir se desenvolver e ditar outras, diferentes e frequentemente opostas, para quem vem depois.

"Sempre se leem no "Wall Street Journal" e na "Economist" elogios à abertura de Cingapura e aos incentivos que o país dá aos investimentos estrangeiros, mas ninguém fala que o governo controla um enorme grupo de empresas. Cerca de 85% das moradias do país foram construídas por uma estatal", comenta.

Tendo trabalhado como consultor de vários organismos multilaterais, no seu novo livro, "Maus Samaritanos - O Mito do Livre Comércio e a História Secreta do Capitalismo" (editora Campus), o economista analisa como o expediente de "chutar a escada" é empregado atualmente na organização do sistema de comércio internacional.”

Nenhum comentário: