segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

EMBRAER ENTREGA JATO EMBRAER 195 À AZUL LINHAS AÉREAS

EMPRESA SERÁ A PRIMEIRA COMPANHIA AÉREA BRASILEIRA A OPERAR COMERCIALMENTE COM OS E-JETS

“São José dos Campos, 11 de dezembro de 2008 – A Embraer entregou nesta quinta-feira o primeiro jato EMBRAER 195 à Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que será a primeira companhia aérea brasileira a operar os E-Jets. O contrato prevê 36 pedidos firmes, sendo 31 EMBRAER 195 e cinco EMBRAER 190. O negócio, divulgado em março deste ano, inclui ainda opções para outras 20 aeronaves e direitos de compra para mais 20.

“É uma grande satisfação realizar nossa primeira entrega para a Azul Linhas Aéreas”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Tenho certeza que ver o nosso EMBRAER 195 nas cores da Azul é motivo de orgulho especial para todos os empregados da Embraer, adicionando nosso primeiro operador brasileiro de E-Jets aos 51 clientes que temos distribuídos em 35 países, nos cinco continentes.”

A Azul inicia serviços desde o Aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, para Porto Alegre e Salvador. A empresa aérea recebeu em outubro deste ano o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (CHETA) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e já divulgou as primeiras rotas em que pretende operar no Brasil.

“É com muito orgulho que a Azul oferece aos passageiros brasileiros o melhor avião do mundo em sua categoria. E o melhor de tudo: esta excepcional aeronave foi projetada, construída e agora será operada por uma empresa brasileira. Sei que este é o melhor jato para o mercado doméstico. O EMBRAER 195 irá trazer índices de segurança inigualáveis aos nossos clientes e tripulantes, além de um nível de conforto excepcional”, disse David Neeleman, Presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. “Os EMBRAER 190 e 195 de nossa frota vão também operar com extrema economia. E tem mais: nossos E-Jets serão os jatos mais ‘verdes’ em operação no Brasil, com índices baixíssimos de ruídos e emissão de poluentes. Estamos todos muito felizes aqui na Azul com a entrega de nosso primeiro EMBRAER 195. Com jatos como este, vamos escrever uma nova página na história da aviação comercial brasileira.”

O EMBRAER 195 da Azul está configurado em classe única e acomodará confortavelmente 118 passageiros. Um sistema de entretenimento de última geração, com canais de vídeo ao vivo (Live TV) e telas individuais, estará disponível e cada passageiro poderá selecionar a programação de sua preferência. Com autonomia de 4.077 km (2.200 milhas náuticas), o jato será capaz de voar qualquer rota entre duas capitais brasileiras, sem escalas.

O EMBRAER 195 é o maior e mais novo dos quatro integrantes da família de E-Jets e iniciou operação comercial em setembro de 2006. Em 30 de setembro de 2008, a família EMBRAER 170/190 de E-Jets possuía 865 ordens firmes e 813 opções, marcas significativas para um programa de aviões comerciais num período tão curto de tempo.

A família de E-Jets, com um total de aeronaves entregues já próximo de 500 unidades, já ultrapassou 2.2 milhões de horas voadas e transportou mais de 100 milhões de passageiros.

SOBRE A AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS S.A

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A, fundada por David Neeleman, é a mais nova empresa aérea do Brasil. Criada em 2008, a companhia tem um pedido de 76 jatos da família EMBRAER 170/190, com 36 pedidos firmes, além de 20 opções e 20 direitos de compra. Em cinco anos, a Azul pretende voar para as principais cidades do Brasil, unindo mercados com múltiplas freqüências diárias sem escalas. Essa estratégia permitirá, por exemplo, aos executivos de centros fora do eixo Rio – São Paulo, partirem e voltarem para suas cidades de origem no mesmo dia. A companhia oferecerá um transporte de qualidade, regularidade e freqüência para os executivos; preços competitivos e flexibilidade de pagamento para aqueles em viagens em caráter turístico ou por razões pessoais. A meta é transportar um número maior de brasileiros, sem distinção de classe ou razão para suas viagens, tanto sob o aspecto demográfico quanto geográfico.

SOBRE A FAMÍLIA EMBRAER 170/190 DE E-JETS

A família EMBRAER 170/190 é composta por quatro jatos comerciais com 70 a 122 assentos, fruto de um projeto de engenharia avançado que apresenta performance destacada, grande economia operacional e uma ampla cabine de passageiros.

Os E-Jets têm velocidade operacional máxima de Mach 0,82, voam a uma altitude de até 12.500 metros (41.000 pés) e possuem alcance de 4.400 km (2.400 milhas náuticas). O alto grau de comunalidade entre as quatro aeronaves resulta em uma excepcional redução nos custos de treinamento, manutenção e de peças de reposição.

Outro ponto forte é a tecnologia fly-by-wire utilizada no sistema de comandos de vôo, semelhante à empregada em jatos comerciais maiores e aeronaves militares avançadas.

A família de jatos EMBRAER 170/190 oferece conforto superior com o projeto da fuselagem em dupla-bolha, que inclui duas entradas principais para passageiros e duas portas de serviço, que minimizam o tempo de permanência em solo. Os E-Jets oferecem muito mais espaço ao passageiro que qualquer outra aeronave de tamanho equivalente.”

Nenhum comentário: