terça-feira, 16 de dezembro de 2008

AS PERGUNTAS A GILMAR MENDES

Li ontem no blog de Luis Nassif o seguinte texto de Idelber Avelar:

“Vamos relacionar perguntas relevantes que podem ser feitas a Gilmar Mendes, através do sistema de telefones da Cultura. Aqui vai a primeira contribuição.”
Caro Nassif:

Escrevi sobre o assunto e incluí 25 perguntas para o Gilmar Mendes. Fique à vontade para reproduzi-las, se quiser.

POR DANIEL SIMÕES

“O ombudsman respondeu as críticas recebidas e postou a lista de perguntas que enviará "em tempo hábil a direção do Roda Viva". Segue:- O que Gilmar Mendes acha da a afirmação atribuída a Daniel Dantas, falando sobre o STF, de que “nas esferas superiores resolvemos com facilidade”?

O ministro responde a um processo de improbidade, acusado de contratar a própria escola para dar aulas na Advocacia Geral da União?

Que fato justificou que o STF pusesse de lado a súmula editada pela própria casa - a 691 - que impedia a supressão de instância no julgamento de habeas corpus?

Por que Gilmar Mendes não considerou os fatos novos e as novas provas apontadas pelo juiz De Sanctis na segunda prisão (preventiva) de Dantas?

Por que Gilmar Mendes vazou para a Veja o ofício reservado - de autoria da secretaria de segurança do STF - sobre um suposto grampo no STF?

Sérgio Cirillo, ex-assessor do STF, que ficou no cargo entre julho e outubro deste ano, seria amigo de Hugo Chicaroni, preso na Operação Sathiagraha por corrupção ativa, tendo ambos falado ao celular por nove vezes entre junho e julho deste ano, logo depois da prisão de Daniel Dantas. O que levou o ministro a nomear Sérgio para a segurança do STF?

Qual a opinião do ministro sobre as acusações contra ele lançadas no sentido de que sua suposta conversa com o senador Demóstenes Torres jamais foi gravada (já que as fitas com a suposta gravação jamais apareceram)?

Gilmar Mendes vai se candidatar a cargo eletivo?"

Nenhum comentário: