domingo, 23 de novembro de 2008

COMANDANTE DA MARINHA ALERTA PARA PRECARIEDADE DE FROTA

O jornal de Porto Alegre “Zero Hora” ontem publicou o seguinte texto de Klécio Santos:

MILITAR ADMITE FALTA DE EMBARCAÇÕES PARA PROTEGER PLATAFORMAS

Responsável pelos 4,5 milhões de quilômetros quadrados de águas jurisdicionais brasileiras, o comandante da Marinha, almirante Julio de Moura Neto, teme pela segurança das plataformas de petróleo na Bacia de Campos.

Em entrevista a Zero Hora, o almirante admitiu a falta de embarcações para proteger as plataformas, defendeu a duplicação da frota de navios-patrulha e a compra de submarinos franceses como soluções emergenciais.

– O governo tem plena consciência da necessidade da presença da Marinha junto às plataformas de petróleo.

Ele não considera que as plataformas brasileiras estejam vulneráveis. Contudo, diz que para garantir a segurança desses pontos é necessário que a Marinha faça vigilância permanente dos locais, o que não tem ocorrido.

O almirante não acredita que esteja ocorrendo uma possível corrida armamentista na América do Sul, fato que chegou a ser ventilado depois da passagem da 4ª Frota americana pela região. Ele diz que cada país está cuidando para ter os meios de que necessita para cumprir sua missão.

– A política de defesa brasileira é de dissuasão. Como não temos inimigos claros e definidos, temos de mostrar capacidade de nos defender – afirma.

Na terça-feira, Moura Neto estará na Capital para homenagens ao Almirante Tamandaré.”

Nenhum comentário: