segunda-feira, 24 de novembro de 2008

60% DOS COMERCIANTES DE SP SÃO CRIMINOSOS e 89 % DOS CARIOCAS SÃO TRANSGRESSORES DA LEI

A SOCIEDADE É MAIS VIOLADORA DA LEI DO QUE O GOVERNO QUE CINICAMENTE ACUSAM

Vejam só o que publicou o jornal Folha de São Paulo ontem: A maioria dos comerciantes de São Paulo (60%) é criminosa. Crime de sonegação de impostos, para egoisticamente enriquecerem em detrimento dos impostos que se destinariam aos serviços públicos. Por sua vez, o jornal O GLOBO de ontem (li no blog do Noblat) afirma que 89 % dos cariocas são hipocritamente transgressores da Lei do Trânsito.

Todos se julgam 100% honestos e criticam somente a desonestidade dos outros e dos governos. Hipocrisia.

Vejamos as duas notícias:

SONEGAÇÃO DE 60% É EXAGERO, DIZ COMÉRCIO

"Se o governo paulista sabe que a sonegação no comércio chega a 60%, por que não cobra desses lojistas? Essa estimativa de sonegação no varejo é um exagero e também não dá para fazer esse cálculo", diz Marcel Solimeo, economista da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), ao comentar a estimativa do secretário paulista da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, de que o Estado recolhe do comércio paulista cerca de 40% do que deveria.

Na avaliação de Solimeo, se o governo considera para a sua estimativa de sonegação "um pequeno boteco que fica numa pequena rua numa pequena cidade do Estado, pode até estar certo, mas interessa considerar a sonegação de um lojista tão minúsculo? O governo tem de se preocupar com os grandes sonegadores".

Solimeo diz ainda que o regime de substituição tributária, que antecipa para o início da cadeia produtiva o recolhimento do ICMS, "só poderia ser utilizado em condições muito especiais, com produtos homogêneos, com preços homogêneos e com margem de comercialização homogênea. Não foi criado para ser aplicado em qualquer produto, que tem dispersão grande de preços e de margem de comercialização. Isso cria problema de concorrência também com outros Estados".

Para o economista da ACSP, muitas vezes o custo de correr atrás de tributos de um "pequeno bar que fica na vila tal é até maior do que o próprio imposto a receber. Grande parte do número de estabelecimentos que o Estado acha que sonega tem imposto tão pequeno para pagar que não afeta a arrecadação." (FF)

CARIOCAS DIZEM QUE SÓ 9% RESPEITAM SINAL DE TRÂNSITO

“O estudo do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) mostra um motorista sem freio no trânsito: 89% dos entrevistados dizem que os cariocas não respeitam sinais (9% discordam e 2% não responderam); 90% afirmam que os que vivem na cidade desrespeitam os limites de velocidade; e 92% garantem que seus concidadãos ignoram a proibição de estacionar em via pública. Para 91% das pessoas ouvidas, o mito de que "carioca não gosta de sinal fechado" é total ou parcialmente verdadeiro.

Cariocas não gostam de sinal fechado, mas quem mora em Florianópolis e Recife desgosta muito mais. Ao se comparar o número de multas por avanço de sinal do ano passado com o total da frota registrada em dez cidades brasileiras, o Rio sobe no pódio, só que fica com a medalha de bronze. Na capital de Santa Catarina, 20,13 em cada cem veículos foram flagrados. Quase o dobro do número de infrações punidas nas capitais de Pernambuco (11,89/100) e do Estado do Rio (11,60/100).”

Nenhum comentário: