quarta-feira, 29 de outubro de 2008

EMBRAER MANTÉM AGENDA DE ENTREGA DE AVIÕES

Li no site do jornal “O Estado de São Paulo” a seguinte notícia em texto de Fábio Michel Machado, da Agência Estado:

“TÓQUIO - Apesar da turbulência financeira, a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) planeja manter inalteradas suas projeções de entrega de aeronaves para 2008 e 2009, pelo menos até as perspectivas econômicas ficarem mais claras, disse Frederico Curado, presidente executivo da maior fabricante de jatos regionais do mundo. ?(O ambiente atual) é ainda mais imprevisível do que depois do 11 de setembro?, disse.

A Embraer considera a possibilidade de oferecer alguns meios para ajudar os clientes a financiar suas aeronaves. Mas não tem a intenção de ser avalista de operações financeiras, segundo o executivo. Até agora a empresa ainda não teve nenhum cancelamento de pedidos devido a problemas de liquidez por parte dos clientes. Em um recente exemplo de como as aflições financeiras afetaram a empresa, a Embraer declarou, no início do mês, que decidiu registrar uma perda não recorrente de R$ 178 milhões (cerca de US$ 77 milhões) em operações de derivativos cambiais no terceiro trimestre, devido à desvalorização do real.

A companhia projeta entregar de 195 a 200 aeronaves em 2008 e 2009, das quais 10 a 15 unidades do seu modelo Phenom 100 - um jato de configuração pequena - este ano e acima de 150 unidades no ano que vem. Enquanto as perspectivas do setor estiverem sombrias, a companhia terá de estar atenta ao risco de que alguns clientes possam ter dificuldade para financiar suas compras, por conta da escassez de crédito gerada pela atual crise financeira, lembrou Curado. As informações são da Dow Jones”.

Nenhum comentário: