terça-feira, 28 de outubro de 2008

ECONOMIA BRASILEIRA SEGUE AQUECIDA: 21% NO CRESCIMENTO DE CELULARES EM 2008

O portal UOL (Info Money) ontem publicou:

CELULARES: CRESCIMENTO ESTE ANO DEVE SE MANTER EM 21%, ESTIMA CONSULTORIA

“A média de crescimento das habilitações de celulares prevista para o ano de 2008 deve se manter na casa dos 21%, frente ao ano passado, segundo a Tendências Consultoria Integrada.

Isso representa um volume de 146,4 milhões de terminais móveis em uso, além de uma densidade de 76,2 celulares para cada 100 habitantes até o fim deste ano.

DADOS DE SETEMBRO

De acordo com dados da Anatel, as habilitações de celular seguem demonstrando forte desempenho.

O último dado disponível, referente ao mês de setembro, apontou para uma expansão de 25% sobre o mesmo mês de 2007, o que configurou um total de 140,8 milhões de terminais de acesso e uma densidade de 73,2 celulares a cada 100 habitante.

ALTA CONSERVADORA

Ainda que a atual densidade já se mostre relevante, a expectativa de crescimento para este ano pode ser considerada até mesmo um pouco conservadora.

Isso porque a penetração esperada para o Brasil, no ano, ainda seria menor que a apresentada por muitas outras nações que possuem hoje um PIB per capita próximo ao projetado para a economia doméstica, e a densidade do serviço ainda não dá mostras de saturação.

2009

Enquanto a previsão da Tendências é de que o mercado de habilitações de telefonia móvel cresça em torno de 16%, a Nokia revela uma expectativa contrária.

Segundo o presidente da empresa, Almir Narcizo, as vendas de telefones móveis terão acréscimo nulo tanto em volume quanto em valor. Isso porque o número de telefones comercializados em 2008 é o mesmo esperado para o próximo ano (52 milhões).

Ele acrescentou ainda que, perante a crise financeira mundial, esses números são positivos, pois o mercado poderia até ter um retrocesso”.

Nenhum comentário: