sábado, 27 de setembro de 2008

AHMADINEJAD CRÊ QUE IMPERIALISMO DOS EUA ESTÁ 'PERTO DO FIM'

Li no site “vermelho”

“Mahmoud Ahmadinejad, o presidente iraniano, criticou a administração de George W. Bush, presidente dos EUA, dizendo que o "império americano está próximo do fim", em seu discurso na reunião anual da Assembléia Geral da ONU”.

"O império americano está atingindo o final do seu caminho e seus próximos governantes devem limitar a sua interferência às suas próprias fronteiras", disse o presidente iraniano na terça-feira (23), em Nova York.

Ele disse também que o regime sionista de Israel está a caminho do colapso. Em discurso ouvido por 120 líderes mundiais, Ahmadinejad afirmou que Israel estava manipulando europeus e americanos.

"O regime sionista está em rumo descendente a um colapso definitivo e não existe maneira de sair da fossa criada por si e seus aliados", declarou aos delegados.

Em relação ao programa nuclear do Irã, afirmou que o país iria "resistir" às provocações ocidentais, que tentam impedir que o país adquira tecnologia nuclear civil, um tema que provoca discussão entre os países ocidentais, alegando que o Irã poderá desenvolver armas nucleares.

"DEFENDENDO OS DIREITOS DO IRÃ"

Referindo-se aos Estados Unidos e seus aliados, ele disse que "se opõem ao progresso de outras nações e tendem a monopolizar essas tecnologias e usam esses e dos monopólios a fim de impor sua vontade sobre outras nações. O Irã continuará a defender os seus direitos", afirmou.

"A nação iraniana quer o diálogo. Mas não aceitou nem aceitará reivindicações ilegais", afirmou o presidente iraniano.

Marwan Bishara, principal analista político da al-Jazira em Nova York, acredita que o discurso de Ahmadinejad foi cheio de superficialidades e vazio em questões concretas.

"Ele esvaziou alguns elementos e não se aproximou de qualquer uma das questões cruciais e polêmicas que vivemos hoje — como a economia, a questão do Golfo ou o Iraque", comentou Bishara.

Bishara disse que Ahmadinejad estava tentando fazer um bom discurso islâmico, para dizer que "se [o Ocidente] não vai respeitar, em termos jurídicos, diferentes questões que diz respeito à comunidade internacional, ele vai realimentar essas coisas com um discurso religioso".

Nenhum comentário: