domingo, 17 de agosto de 2008

MENDES VAI CENSURAR O PiG. O PiG VAI ACHAR ÓTIMO

O site “Conversa Afiada”, do jornalista Paulo Henrique Amorim, publicou ontem o texto a seguir transcrito. Com sua fina ironia e larga experiência na grande mídia brasileira, o jornalista analisa e antevê com propriedade o comportamento da imprensa em face das estranhas e suspeitas atitudes do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes:

O PiG [Partido da Imprensa Golpista] criou um monstro: o Supremo Presidente vai censurar a imprensa.

Gilmar Mendes já disse que é preciso censurar a imprensa quando a imprensa discordar das decisões dele.

Hoje, no Estadão, pág. A8, o Estadão (se invocou o papel de líder do “Estadão de Direita”) – Mendes critica exposição de presos na TV. Segundo o ministro, “a exibição de imagens de pessoas detidas viola presunção de inocência e dignidade humana”. E mais: ele “quer proibir policiais de promover a exposição de presos na imprensa, qualquer que seja o crime”.

Problema número um: “ele quer”. Ele quer ? Quem é ele para “querer”? É o Mussolini? Ele é quem manda? E o Legislativo? E o Executivo? E os outros dez ministros do Supremo Tribunal Federal, o tribunal dos ricos? (Seis deles escolhidos pelo Presidente que tem medo, o Presidente Lula).

E vai mais longe o Supremo Presidente, como diz o Estadão da Direita: “A prisão em muitos casos só se justifica para fazer a imagem, e a imagem com algema. Prender é algemar alguém e expor no Jornal Nacional”, disse o Presidente Supremo.

É aí que reside o perigo: agora só pode ter imagem no jornal nacional – e na imprensa, em geral – se Ele quiser.

QUISER. VERBO ‘’QUERER’’. ELE ‘QUER’

Ele é o Supremo censor? O “Big Brother”? Do jornal nacional e de toda a imprensa!

Só tem a imagem agora que ele deixar. Nem preso, nem não-preso. Em flagrante ou o que for. Só pode ter imagem de condenado com decisão que tenha transitado em julgado. Quer dizer: NUNCA !

O Supremo Presidente quer acabar com a Justiça para brancos e ricos e, para isso, censurar a imprensa, do jeito que ele quiser.

E o Consultor Jurídico, pode? Pode dar notícia de que alguém é processado? Ou isso é pré-julgamento? É exposição? Excesso?

O perigo da ofensiva totalitária do Presidente Supremo é que ele terá o apoio irrestrito do PiG. Como o Estadão de Direita, que já lhe abre quantas portas e páginas forem necessárias. Em defesa do interesse dos brancos e ricos, o PiG aceita até censura à imprensa. O PiG vai aceitar a censura do Supremo Presidente como aceitou no regime militar.

A liberdade de imprensa é aquela que interessa aos cidadãos. A liberdade DA imprensa é a dos ricos e brancos, esses que o Supremo Presidente quer proteger.

Em nome de seus interesses empresariais, o PiG entrega na bandeja a “liberdade de imprensa” com ilimitada felicidade! Como Salomé entrega a cabeça de João Batista.

O Golpe já ocorreu. Agora, resta esperar pelos sucessivos Atos Institucionais que Carlos Medeiros Silva baixará.

O que o PiG fez contra os Atos Institucionais? Nada!”

Nenhum comentário: