quinta-feira, 14 de agosto de 2008

BUSH: O IRÔNICO “GROSSO”

Justiça seja feita. O presidente dos Estados Unidos é um grande humorista e gozador. Seu estilo não é a intelectual ironia “fina”. Ao contrário. Sua vocação é a ironia “grossa”. A última arte dele é cercar a fronteira da Rússia com mísseis e dizer jocosamente que “é para proteger a ela e a Europa dos mísseis ainda inexistentes do Irã”...(risos).

Esse reconhecimento do mérito humorístico de Bush veio-me à tona ao ler a seguinte notícia da agência espanhola EFE postada há pouco, às 21h57, no portal UOL:

CASA BRANCA VOLTA A DIZER QUE ESCUDO ANTIMÍSSEIS NÃO AMEAÇA A RÚSSIA

Washington, 14 ago (EFE).- A Casa Branca manifestou hoje sua satisfação pelo acordo alcançado com a Polônia para a instalação de partes de um escudo antimísseis no país, e reiterou que tal programa de defesa não tem a Rússia como alvo.

"De modo algum o plano de defesa antimísseis do presidente (George W. Bush) é direcionado contra a Rússia", disse a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, em sua entrevista coletiva diária.

"Sequer é logicamente possível que seja direcionado contra a Rússia, levando em conta que a Rússia poderia superá-lo", acrescentou a porta-voz.

"O objetivo do escudo antimísseis é proteger nossos aliados europeus de qualquer ameaça inimiga, como um míssil procedente do Irã", disse Perino ao ser perguntada se a assinatura do acordo com a Polônia contribuirá para aumentar ainda mais as tensões entre EUA e Rússia.

Moscou já disse que é contra a instalação de escudos antimísseis na Polônia e na República Tcheca, sob o argumento de que o armamento é uma ameaça para sua segurança.

No entanto, Washington acredita que o sistema de defesa representa "uma contribuição substancial à segurança coletiva da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)", segundo Dana Perino.”

Nenhum comentário: