segunda-feira, 18 de agosto de 2008

BRASIL: “O BOLO DE PROSPERIDADE”

Eduardo Guimarães, em seu blog “Cidadania”, postou ontem este bom artigo que se segue:

“Quero transmitir uma idéia simples de forma direta e sucinta. É sobre o processo de crescente prosperidade em que está mergulhado o país.

Não vou gastar a atenção do leitor desfiando números e estatísticas. Quem nega que o Brasil passa hoje pelo melhor momento econômico de sua história e que se encontra diante de expectativas de prosperidade ainda maiores no futuro, não merece ser levado a sério.

Falando para os que vivem com os dois pés fincados no chão e não nas nuvens de suas idiossincrasias político-ideológicas, quero que dimensionem que a solidez e o potencial de nossa economia nos próximos anos colocam o Brasil diante de um agradável e importantíssimo “dilema”: como fazer a divisão desse bolo de prosperidade que está diante de nós de forma justa.

Parte do jogo daqueles que estão com os olhos cobiçosos postos no oceano de riquezas que se descortina diante do Brasil é o de minimizarem a vastidão desse oceano reduzindo-o a uma lagoa, se tanto.

Para vocês terem uma idéia, as descobertas petrolíferas do litoral brasileiro, de acordo com as estimativas mais conservadoras do governo, podem equiparar as reservas brasileiras às da Venezuela, um dos maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo. Só que isso num país diferente, altamente industrializado como é o Brasil, em que estão sendo feitos investimentos crescentes de médio e longo prazo tanto por brasileiros quanto por estrangeiros.

Nos próximos anos, segundo vários estudos eminentes, a economia brasileira irá figurar entre as cinco maiores do mundo. Haverá uma tremenda erupção de riquezas neste país nos próximos anos e os que hoje concentram a parte do leão da riqueza nacional querem ganhar proporcionalmente à participação que têm hoje no bolo.

Este país começa a travar uma guerra da maioria esmagadora da sociedade contra um segmento dela que se chegar a um por cento, será muito. Algumas centenas de milhares de famílias poderão engolfar um naco da prosperidade vindoura de uma dimensão que não pode ser admitida por nenhum cidadão decente.

Este blog passa a visar essa questão com grande interesse e assiduidade. O governo Lula pretende dividir de forma mais justa esse bolo de prosperidade e é dever de cada um de nós apóia-lo. Denunciando, informando, conscientizando cada concidadão que pudermos, para evitar que seja mantida a atual divisão percentual de riquezas no Brasil, imoral como poucas no mundo.”

Nenhum comentário: