domingo, 27 de julho de 2008

KASSAB (DEM-SP) DEU “GOLPE” NA PESQUISA, MAS FOI PEGO EM FLAGRANTE

A Folha Online publicou no início desta manhã a seguinte notícia:

KASSAB USA MÁQUINA DA PREFEITURA PARA TENTAR INFLUIR EM PESQUISA DATAFOLHA

“E-mail obtido pela Folha mostra que Gilberto Kassab (DEM) acionou pessoalmente a máquina da prefeitura para tentar influir na última pesquisa Datafolha da eleição em São Paulo, na qual recuou dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, informa o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete.

No e-mail, Kassab pede a 26 subprefeitos "ação" nos locais onde entrevistadores abordariam eleitores. O prefeito confirma ter mandado o e-mail, mas nega que o objetivo fosse melhorar seu desempenho; diz ter feito "ação preventiva" para "evitar maldades" de rivais.

Segundo o Datafolha, medidas de controle tornam impossível afetar os resultados; movimentos estranhos são notados e descartados.

À reportagem, Kassab afirmou que "de maneira nenhuma" agiu com o propósito de inflar seu desempenho na pesquisa Datafolha. "Se eu quisesse fazer isso", argumentou o prefeito, "não teria me portado de maneira tão franca e transparente".

PESQUISA

A candidatura do prefeito Gilberto Kassab é a que tem mais alianças partidárias (incluindo caciques como PMDB) e mais tempo na TV. No entanto, de acordo com o última Datafolha, divulgado dia 25, amarga a terceira colocação nas pesquisas (11%), atrás da líder Marta Suplicy (36%) e do segundo colocado Geraldo Alckmin (32%).

No levantamento, 35% dos entrevistados consideraram ótima ou boa a gestão do democrata à frente da capital paulista. Na pesquisa anterior, do dia 4 deste mês, esse índice era de 33%, seis pontos a menos do que o registro de 15 de maio, também feito pelo Datafolha.

A reprovação --soma dos que consideram o governo ruim ou péssimo--, que também havia crescido seis pontos, de 20% para 26%, oscilou um ponto para baixo e está em 25%.

O índice dos que consideram a administração municipal de São Paulo regular foi de 38% para 37% --3% não souberam ou não quiseram responder.”

Um enigma envolve essa notícia. Por que a Folha Online, do jornal Folha de São Paulo, publicou essa notícia contra Kassab? O jornal é radical escultor de notícias em prol da eleição de José Serra (PSDB) à presidência em 2010. Serra apóia (ou apoiava?) Kassab para garantir a aliança PSDB-DEM. Será que estão abandonando Kassab para apoiar Alckmin?

Nenhum comentário: